terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cartunista Edra, é Caratinga, na Exposição de Caricaturas em Homenagem a Amy Winehouse

Cartaz do Mostra, organizada pelo cartunista Jal, Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. 

De 30 de agosto a 18 de setembro, 44 artistas, em inédita "flash expo", apresentam caricaturas da artista na Praça de Eventos do empreendimento


O caratinguense Edra,
Diretor da Casa Ziraldo de Cultura,
está entre os cartunistas participantes
A caricatura é uma forma divertida que enfatiza e exagera as características físicas ou comportamentais que chamam a atenção e distinguem um personagem da vida real. O desenhista (ou artista) precisa ter sensibilidade para fortalecer algumas nuances, carregando seu traço para acentuar gestos, vícios e hábitos particulares do individuo. Tanto para o sublime quanto para o ridículo, a boa caricatura capta os aspectos da personalidade e da alma da pessoa.


Poucas personalidades conseguem ser retratadas tão bem por meio da caricatura. Considerada uma das melhores cantoras de todos os tempos, menina branca de voz negra e sincera, Amy Winehouse é uma dessas personagens, que abandonou seus fãs de forma tão precoce e trágica, quando foi encontrada morta em sua casa no último dia 23 de julho. O cabelo estilo bolo de noiva,
os olhos marcados com delineador e o corpo desenhado por dezenas de tatuagens são marcas características de um estilo e de uma personalidade.

Como forma de homenageá-la, 44 cartunistas de todo o Brasil, profissionais e amadores, se reuniram, por meio das redes sociais, para criar uma "Flash Expo" com diversos desenhos da cantora. Trata-se de uma ação semelhante ao flash mob, mas com foco na produção de obras de artes gráficas. A exposição, batizada de "Amy a Mil Traços", vai ser realizada na Praça de eventos do Shopping SP Market, de 30 de agosto a 18 de setembro. Na ocasião, o público terá a oportunidade de conferir 44 formas diferentes de ver Amy Winehouse. É o registro da cantora a partir da percepção e do olhar de cada cartunista convidado para o evento.


O cartunista Dálcio é um dos artistas do traço que irá expor seu trabalho no evento. Nascido em Campinas, ele coleciona mais de 70 prêmios, nacionais e internacionais. Seus desenhos podem ser vistos, por exemplo, em diversas capas da revista Veja. Além disso, Dálcio também é chargista do jornal Diário do Povo, em Campinas. Quem também estará na exposição é o paraense Júnior Lopes. Suas criações já foram publicadas em jornais e revistas de âmbito nacional, como Veja, VIP, Gazeta Mercantil, Folha de S. Paulo, dentre outros. Ele também possui reconhecimento internacional, tendo sido premiado em Salões de Humor realizados na Itália, Irã, Colômbia, Portugal e Turquia.


O público que visitar o Shopping SP Market durante a exposição também poderá conferir a homenagem a Amy feita por Paulo Cavalcante. Esse trabalho lhe rendeu um prêmio no 3º Festival Internacional de Humor no Rio de Janeiro,realizado em 2011. A mostra "Amy a Mil Traços" também terá a participação do cartunista Amorim. Nascido no Rio de Janeiro em 1964, iniciou sua carreira na revista O Pasquim. Seus trabalhos foram expostos e premiados em dezenas de eventos, tais como o Ranan Lurie Cartoon Awards/ 2001 (New York - EUA) e Turismovision/2001 (Stuttgart - Alemanha), além de participar regularmente de Salões e Exposições de Humor na França, Bélgica, Bulgária, Polônia, Portugal, México, Macedônia, Rússia, Turquia, Iran, Israel, Hungria, Itália, Cuba e Japão.

"A exposição é uma homenagem justa e sincera, que se realizou de forma especial, como uma "Flash Expo", organizada entre os diversos cartunistas do Brasil graças à Internet. Não sabemos se essa é a primeira ação realiza danesse formato, mas temos certeza de que nossa ideia surgiu como surgem asmúsicas de Amy Winehouse - por pura inspiração", afirma José Alberto Lovetro, o Jal, cartunista, jornalista e curador da mostra.

A exposição "Amy a Mil Traços" acontece Shopping SP Market das 10h às 22h, com entrada franca.

SERVIÇO: Exposição "Amy a Mil Traços"
LOCAL: Shopping SP Market - Praça de Eventos
ENDEREÇO: Av. das Nações Unidas, 22.540 - São Paulo/SP
Data: de 30 de agosto a 18 de setembro
Horário: 10h às 22h



Nenhum comentário:

Postar um comentário