segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Exposição de Fotografia Amadora

Pássaros

Natureza

Bichos

Pessoas

Futebol

Estão entre as imagens preferidas do fotógrafo amador, André Chálabi

Na próxima terça-feira, 2, terá início mais uma exposição fotográfica na Casa Ziraldo de Cultura. Desta vez, porém, trata-se de uma produção amadora.
O caratinguense André Luis Chálabi Freitas, 42 anos, autônomo, sempre gostou de fotografias. Há dois anos, quando mantinha o jornal Só Esportes, teve que fazer a cobertura da partida de futebol da Copa Distrital entre Patrocínio e Santo Antônio. Levou consigo uma máquina de poucos recursos e voltou entusiasmado com o resultado obtido e despertou então, o desejo pela arte das imagens.
Comprou uma máquina semi- profissional, fez uma leitura completa do manual de instrução, pesquisou alguma coisa em livros e revistas especializadas e começou a clicar o que mais gosta: paisagens, insetos, pássaros, futebol e a cidade de Caratinga, procurando sempre buscar uma forma diferenciada, e ângulo ainda não explorados.
No passeio nos finais de semana com a família para a roça, sumia, mata a dentro, por umas três a quatro horas só fotografando. Foram mais de sete mil fotos, relata, e daí extraía o seu aprendizado, sozinho, sem nenhum acompanhamento ou dicas de algum profissional da área.
Quando André resolveu postar algumas de suas fotografias na rede social do Facebook, obteve repercussão inesperada, os amigos virtuais curtiam muito e deixavam comentários, maravilhados com a sua surpreendente, e ainda totalmente desconhecida, capacidade de fotografar.
Concluiu, recentemente, um curso básico de iluminação avançada com Renato Ferraz, sentiu-se atraído também pela fotografia de pessoas ao ar livre e em estúdio, pretende dar prosseguimento na busca de aperfeiçoamento e revela que quando sentir seguro e capacitado, se profissionalizar.
André se diz feliz com o convite para a realização desta exposição e declara por que: “haja vista por ser Caratinga berço de grandes fotógrafos e esta oportunidade estimulará e dará coragem a pessoas que, como eu, produzem outra atividade artística de forma amadora, a externar seu dom para a nossa comunidade, como foi o caso, recentemente, do desenhista Buzim, que até a exposição na Casa Ziraldo de Cultura, tinha até amigos próximos que desconheciam por completo o seu talento”.

A mostra, denominada “I Exposição de Fotografia Amadora de Caratinga”, vai até o dia 13 de julho nos horários de 11h às 21h, nos dias de semana e de 9h às 22h no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário