terça-feira, 13 de maio de 2014

Seminário Sobre Relações Étnico-culturais

O evento será realizado na Casa Ziraldo de Cultura, hoje, das 13 às 17 horas.

A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, com ações da Seção de Igualdade Racial, realizará, no dia 13 de maio, a comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura Negra. 
Dentre as atividades programadas, para a tarde de terça-feira, acontece o Seminário “Ações Afirmativas e Educação para as Relações Étnico-culturais”. 
O evento será realizado no Casa Ziraldo de Cultura, Avenida Benedito Valadares, 15, Centro, no período de 13 às 17 horas. 

Seminário e Conselho 

De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Simone da Cunha Santos, o Seminário “Ações Afirmativas e Educação para as Relações Étnico-culturais” tem como principal objetivo o de promover o esclarecimento sobre a Política de Igualdade Racial nas esferas municipal, estadual e federal. 
“O Seminário será o espaço para comemorar, no município, o Dia da Abolição da Escravidão Negra no Brasil, e também debater possíveis ações afirmativas voltadas para a comunidade negra e demais etnias presentes no município, de acordo com o plano Nacional de Igualdade Racial e com as resoluções das conferencias estadual e nacional sobre promoção a Igualdade Racial”, esclarece Simone. 
Simone diz que o Seminário terá um papel muito importante para a reformulação do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial. “A realização deste Seminário trará mais respaldo para efetivar trabalhos e ações desenvolvidas pela Prefeitura na luta contra o racismo. 
Para a formação do Conselho é necessário que se cumpra os dispositivos legais presentes na Lei nº 3132/2009. Se na realização do Seminário os presentes atenderem aos requisitos da Lei, o mesmo poderá ser reformulado”. 
Um dos destaques do Seminário “Ações Afirmativas e Educação para as Relações Étnico-culturais” será a participação do professor do UNEC e UNIPAC, mestre Moisés Arimatéia Matos. 
Em sua palestra, o professor tratará do tema “Igualdade Racial como Tática de Luta contra o Racismo”. Durante o encontro serão realizados dois momentos distintos, um primeiro em que os presentes serão divididos em grupos e realizarão debates e um segundo onde os participantes farão a exposição das propostas de como adequar o Município de Caratinga ao Plano Nacional de Igualdade Racial. “Todas estas discussões serão acompanhadas do advogado Gustavo Neves, que esclarecerá aos participantes sobre o Estatuto da Igualdade Racial”, destaca Simone. 
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Cultura, Nelson Sena, o Seminário tem o objetivo de integrar o Município de Caratinga ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). “Caratinga tem criado o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CONPIR) e precisamos reformulá-lo e criar diretrizes para podermos aperfeiçoar as Políticas de Igualdade Racial”. 

Programação: 

Terça-feira, 13 de maio 
13h - Abertura 13h10  - Esclarecimentos sobre o Estatuto da Igualdade Racial - Advogado Gustavo Neves 
14h - Grupos de trabalho 14h40 - Palestra “Igualdade Racial como tática de luta contra o racismo” com o professor Moisés Arimatéia Matos 
15h30 - Exposição das Conclusões dos grupos 
16h10 - Sinapir/Conapir/Conferencias estadual e nacional/Compir 17h00 - Encerramento/Foto oficial

Secretário de Cultura, Nelson de Sena e a diretora
do Departamento de Cultura, Simone da Cunha Santos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário