terça-feira, 28 de abril de 2015

Pastoral da Criança Faz Exposição Dentro das Comemorações de 20 Anos de Sua Fundação

Cartaz do evento. Programação vai até o dia 17 de maio

A Prefeitura de Caratinga está apoiando a realização da Exposição 20 Anos da Pastoral da Criança em Caratinga. 
O evento é promovido pela Diocese de Caratinga. 
O diretor da casa Ziraldo de Cultura, cartunista Edra, promoveu uma reunião com os organizadores da exposição para acertar os detalhes do evento. 
O encontro aconteceu na tarde de terça-feira (28). As comemorações acontecem do dia 4, quando será aberta a Exposição na casa Ziraldo de Cultura e seguem até o dia 17 de maio, com Celebração Eucarística, no Santuário de Adoração Perpétua, seguida de homenagens e apresentações no Centro de Convenções Dário Grossi do UNEC (Centro Universitário de Caratinga). 
A multiplicadora da Forania de Caratinga e apoiadora da Coordenação da Diocese de Caratinga, Juliana Rodrigues Cupertino, de 73 anos, é voluntária da Pastoral da Criança há 20 anos, participando de ações solidárias desde a sua fundação em Caratinga. “A Diocese de Caratinga pertence à Regional 1, que é composta por cinco dioceses: Caratinga, Governador Valadares, Itabira e Coronel Fabriciano, Mariana e Leopoldina. 
A Pastoral da Criança de Caratinga atende a famílias com gestantes ou com crianças de zero meses a seis anos de idade. Desenvolve trabalhos na área da Saúde, Educação, Nutrição e Cidadania, dentre outros”. 
De acordo com dona Juliana Cupertino, a Pastoral da Criança foi fundada no Brasil há 31 anos pela Dra. Zilda Arns. “Os trabalhos são desenvolvidos pelos líderes que passam por capacitações para atuar e acompanhar as famílias. Realizamos visitas às casas, comemoramos o Dia da Celebração da Vida, além de documentar as reuniões e avaliar os trabalhos desenvolvidos”. “Com esta exposição, nossa equipe pretende apresentar à comunidade algumas das ações e divulgar como é realizado o trabalho voluntário que estamos desenvolvendo ao longo desses 20 anos. Esperamos que a divulgação deste importante trabalho social atraia novos voluntários, pois contando com o apoio de mais líderes, a Pastoral da Criança de Caratinga poderá desenvolver novas ações e atender a um número maior de famílias. Salientamos que, durante esses anos, documentamos muitos “milagres”, pois nos deparamos com centenas de crianças em situações de risco de morte, desnutridas e todas elas foram salvas, recuperaram a saúde, ganharam peso e a vida da família toda se transformou com o apoio da Pastoral”. 

A Exposição 

A exposição conta com estandes com material educativo e informativo, exposições, realização de atividades lúdicas e criativas, de lazer, divulgação de informações sobre os benefícios e a importância do aleitamento materno dentre outros. 
A coordenadora Regional 1, Maria do Rosário Senra Almeida Gomes, é voluntária na Pastoral da Crianças de Caratinga há 17 anos e é uma das responsáveis pela Exposição 20 anos e pela confecção de um painel chamado de “Linha do Tempo”. “Estaremos apresentando um painel-mosaico com fotos de algumas realizações da Pastoral de Caratinga nesses 20 anos de existência. Registramos celebrações nas comunidades, os aniversários da Pastoral, que foram comemorados com festa a cada cinco anos. 
O nosso objetivo é mostrar para a comunidade caratinguense a importância do trabalho voluntariado que a Igreja Católica realiza no país. Este trabalho é uma doação de tempo e de amor que salva vidas, modifica, para melhor, a rotina das comunidades levando benefícios sociais e culturais, dentre outros. 

Juliana Rodrigues Cupertino, de 73, é voluntária
 da Pastoral da Criança de Caratinga há 20 anos


"Exposição 20 Anos da Pastoral da Criança"
De 4 a 8 de maio
Casa Ziraldo de Cultura
Avenida Benedito Valadares, Centro
Caratinga / MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário