segunda-feira, 11 de abril de 2016

Mecânico de Caratinga Transforma Peças Inúteis Em Arte

Sérgio Teodoro exibe, com justificado orgulho,
os trabalhos resultantes de seu grande talento

 Desde a quarta-feira, 06, a Casa Ziraldo de Cultura recebe a exposição "Auto Peças em Arte e Criatividade”, apresentando ao público o trabalho do mecânico e artesão Sérgio Teodoro da Silva, que reúne 30 miniaturas de motos, tratores, caminhões e carros feitas a partir de peças mecânicas sem utilidade. 
A exposição se estenderá até o dia 29 deste mês, com entrada franca. 
 O convite para a realização da exposição partiu do diretor da Casa Ziraldo de Cultura, o cartunista e chargista Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra, como ele próprio explica. “Esta mostra é uma forma de homenagear este grande artista de nossa cidade e também aos amantes do automobilismo. Todas as peças criadas por Sérgio e mostradas na exposição são exclusivas e representam, com detalhes, os veículos reais no qual elas foram inspiradas”. 
 Sérgio Teodoro é mecânico há 35 anos e, como ele mesmo esclarece, de alguns anos para cá, passou a dedicar seu tempo livre na criação das miniaturas, utilizando as peças sem utilidade que se acumulavam na oficina. 
 Desta forma, o mecânico se tornou artesão e passou a dedicar suas horas vagas em transformar sucatas de peças em um prazeroso hobby. “Nos últimos anos, nas horas vagas, naqueles momentos em que a demanda por reparos em carros é menor, eu comecei a trabalhar com as peças. Comecei soldando umas peças e vendo o resultado. E, atualmente, quando retiro uma peça que não tem mais utilidade em um veículo, eu já projeto mentalmente qual será o objeto a ser criado a partir dela”. 
 Nesta mostra, Sérgio Teodoro está apresentando ao público parte dos trabalhos desenvolvidos por ele durante três anos. Motos, caminhões, máquinas e, até mesmo, personagens da cultura popular são alguns dos trabalhos que compõem a exposição, que tem recebido muitos elogios de quem já a visitou. 
 De acordo com Sérgio Teodoro, a sua arte tem ainda um aspecto social, pelo fato dele trabalhar com a reciclagem de peças que não têm mais utilização. “Com esse trabalho, eu também estou transformando peças que iriam para o lixo em obras de arte”. 
 A Casa Ziraldo de Cultura está localizada na Avenida Benedito Valadares, 15, centro de Caratinga, permanecendo aberta ao público de segunda à sexta-feira, nos períodos de 09 às 11 horas e de 13 às 18 horas. 
Edra informa aos professores das escolas de Caratinga e região que eles poderão agendar visitas com suas turmas de alunos pelo telefone (33) 3329-1825





Nenhum comentário:

Postar um comentário