quarta-feira, 27 de abril de 2016

Casa Ziraldo de Cultura e Estação Cultural de Caratinga Iniciam Campanha do Agasalho

Campanha será de 02 a 31 de maio.

Ação é realizada pela Casa Ziraldo de Cultura 
e pela Associação Estação Cultural de Caratinga. 
Arrecadação será destinada a 
entidades assistenciais do município 

 “Aqueça seu coração, doe um agasalho”. Com este tema, a Prefeitura de Caratinga, com ações da Casa Ziraldo de Cultura e da Associação Estação Cultural de Caratinga, apoia a Campanha do Agasalho de 2016. O período de arrecadação tem inicio na segunda-feira, 2 de maio, e vai até o fim do mês. 
De acordo com o diretor da Casa Ziraldo de Cultura, cartunista Edra, as instituições organizadoras da Campanha pretendem envolver toda a comunidade caratinguense para que façam doações de peças de roupas em bom estado de conservação. “Esperamos arrecadar, além de peças de vestuário, como casacos, calças, meias e blusas de inverno, mas também cobertores e mantas, pois muitos dos beneficiados passam as noites ao relento”, esclarece Edra. 
O diretor explica que a Campanha encerra no dia 31 de maio. “Todas as peças arrecadadas serão doadas às entidades assistenciais de Caratinga”. 
A Casa Ziraldo está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, de 9h às 11h e de 13h às 18h. 
“Estamos esperando as visitas às exposições permanentes na Casa Ziraldo e as pessoas podem aproveitar para fazer as doações”, finaliza Edra.

Fonte: Decom Prefeitura de Caratinga

Foto Campanha de 2014

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Mecânico de Caratinga Transforma Peças Inúteis Em Arte

Sérgio Teodoro exibe, com justificado orgulho,
os trabalhos resultantes de seu grande talento

 Desde a quarta-feira, 06, a Casa Ziraldo de Cultura recebe a exposição "Auto Peças em Arte e Criatividade”, apresentando ao público o trabalho do mecânico e artesão Sérgio Teodoro da Silva, que reúne 30 miniaturas de motos, tratores, caminhões e carros feitas a partir de peças mecânicas sem utilidade. 
A exposição se estenderá até o dia 29 deste mês, com entrada franca. 
 O convite para a realização da exposição partiu do diretor da Casa Ziraldo de Cultura, o cartunista e chargista Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra, como ele próprio explica. “Esta mostra é uma forma de homenagear este grande artista de nossa cidade e também aos amantes do automobilismo. Todas as peças criadas por Sérgio e mostradas na exposição são exclusivas e representam, com detalhes, os veículos reais no qual elas foram inspiradas”. 
 Sérgio Teodoro é mecânico há 35 anos e, como ele mesmo esclarece, de alguns anos para cá, passou a dedicar seu tempo livre na criação das miniaturas, utilizando as peças sem utilidade que se acumulavam na oficina. 
 Desta forma, o mecânico se tornou artesão e passou a dedicar suas horas vagas em transformar sucatas de peças em um prazeroso hobby. “Nos últimos anos, nas horas vagas, naqueles momentos em que a demanda por reparos em carros é menor, eu comecei a trabalhar com as peças. Comecei soldando umas peças e vendo o resultado. E, atualmente, quando retiro uma peça que não tem mais utilidade em um veículo, eu já projeto mentalmente qual será o objeto a ser criado a partir dela”. 
 Nesta mostra, Sérgio Teodoro está apresentando ao público parte dos trabalhos desenvolvidos por ele durante três anos. Motos, caminhões, máquinas e, até mesmo, personagens da cultura popular são alguns dos trabalhos que compõem a exposição, que tem recebido muitos elogios de quem já a visitou. 
 De acordo com Sérgio Teodoro, a sua arte tem ainda um aspecto social, pelo fato dele trabalhar com a reciclagem de peças que não têm mais utilização. “Com esse trabalho, eu também estou transformando peças que iriam para o lixo em obras de arte”. 
 A Casa Ziraldo de Cultura está localizada na Avenida Benedito Valadares, 15, centro de Caratinga, permanecendo aberta ao público de segunda à sexta-feira, nos períodos de 09 às 11 horas e de 13 às 18 horas. 
Edra informa aos professores das escolas de Caratinga e região que eles poderão agendar visitas com suas turmas de alunos pelo telefone (33) 3329-1825





terça-feira, 5 de abril de 2016

Peças Usadas Viram Arte Nas Mãos de Mecânico

O mecânico Sérgio, e algumas de suas miniaturas


Miniaturas de motos, carros, entre outros objetos 
estão em exposição na Casa Ziraldo de Cultura 

CARATINGA – “Um dia resolvi pegar uma bobina, comecei a mexer nela. Achei interessante que ela parecia com um triciclo. Isso foi se construindo na minha mente”. Assim descreve o início de seu processo criativo o mecânico Sérgio Teodoro da Silva, de 50 anos de idade. 
 Com 35 anos de profissão, Sérgio se destaca pela habilidade de fazer com que peças usadas de veículos se transformem em verdadeiras obras de arte. 
 O artista faz miniaturas de motos, carros, entre outros objetos, manualmente. O talento chamou a atenção do cartunista Edra, que cedeu um espaço na Casa Ziraldo de Cultura, para a exposição de pelo menos 50 objetos confeccionados pelo mecânico. 
 Sérgio enxergou a utilidade das peças de maneira bem curiosa, no próprio dia a dia da oficina mecânica, entre a troca de uma peça e outra. Ele revela que jogava muito material fora, como correias dentadas e enrolamentos. 
 Seu primeiro trabalho foi um triciclo, que ele enxergou em uma bobina. “Achei que aquelas peças usadas poderiam ser reaproveitadas em outras coisas, para não serem jogadas no lixo, principalmente correia dentada, coisa que é muito difícil de acabar com o tempo. 
 Apareceram outras peças, fui guardando, porque tudo que eu via, já imaginava o que eu ia fazer com elas. Foram só aumentando”. De lá pra cá, já são dois anos confeccionando os objetos. Sérgio afirma que mais que uma distração, o trabalho se tornou prazeroso. “Peguei gosto, usando horas vagas, de almoço. Juntava as peças e ia fazendo. Todas as peças que estão aqui são de carro. Quem conhece de carro, de mecânica, pode vir aqui, que vai reconhecer essas peças, tudo tirado da oficina. Esse trabalho é todo manual”. 
 O mecânico revela que ainda não produziu material com foco em vendas, apesar de já ter tido procura. Apesar da criatividade que abre espaço para confecção de várias peças, ele revela a sua preferência. “Sempre que troco uma peça de carro, enxergo uma coisa que pode ser feita ali. Faço carro, mas gosto mesmo é de fazer moto, tenho paixão por moto”. 
 A exposição já está disponível na Casa Ziraldo de Cultura e recebe visitação nos horários de 9h às 11h e 13h às 18h.

Fonte: Diário de Caratinga 

Este triciclo foi a primeira arte confeccionada pelo artesão,
que revelou a sua preferência em produzir motos.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Casa Ziraldo de Cultura Abre Exposição Com Miniaturas Feitas de Sucata de Oficina Mecânica

Modelos únicos de miniaturas de motos

Mostra reúne motos e carros feitos 
a partir de peças mecânicas sem utilidade 

 A Casa Ziraldo de Cultura inaugura nesta quarta-feira (6), a partir das 9 horas a exposição ‘Auto Peças Arte e Criatividade’. 
A mostra reúne mais de 30 miniaturas criadas pelo mecânico e artesão Sérgio Teodoro da Silva. 
Motos, caminhões e personagens da cultura popular são alguns dos exemplares que fazem parte dos trabalhos desenvolvidos por Sérgio durante três anos. 
O mecânico, que nas horas vagas se dedica ao artesanato, conta que o trabalho com as sucatas de peças é um hobby. “Sou mecânico há 35 anos e nos últimos anos nas horas vagas, naqueles momentos em que a demanda por reparos em carros é menor, comecei a trabalhar com as peças. Comecei soldando umas peças e vendo o resultado. Atualmente, quando retiro uma peça que não tem mais utilidade em um veículo já projeto mentalmente qual será o objeto criado”. 
O convite para a exposição partiu do diretor da Casa Ziraldo de Cultura, cartunista Edra. “Esta mostra é uma forma de homenagear este grande artista de nossa cidade e também aos amantes do automobilismo”, considera Edra. 
O diretor da Casa Ziraldo também comenta que, “todas as peças criadas por Sérgio são exclusivas e representam com detalhes os veículos reais no qual são inspiradas”. 
Sérgio explica que a sua arte tem um papel social, pois trabalha com a reciclagem de peças que não têm mais utilização. “Com este trabalho também estou transformando peças que iriam para o lixo em obras de arte”. 

Casa Ziraldo de Cultura
Funcionamento de Segunda à sexta-feira, 
de 9h às 11h e de 13h às 18h. 
Avenida Benedito Valadares, 15, Centro. 
Grupos poderão agendar visitas pelo telefone (33) 3329-1825

Fonte: Decom Prefeitura de Caratinga / Reportagens e fotos: Emerson Ferreira