quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lançamento: Livro Fala da Vida Primeiro Eletricista de Caratinga


 Vida de José Izaías Coelho, o primeiro eletricista de Caratinga, é contada em livro lançado por sua filha, Maria Luiza Coelho Xavier
“Um livro que traz exemplos de Valores Morais e de vida em Família”. Assim Maria Luiza Coelho Xavier resume a mensagem contida nas 196 páginas de seu primeiro livro, intitulado de “Zé Tristeza”. A obra biográfica conta a trajetória do primeiro eletricista de Caratinga, José Izaías Coelho, conhecido com o apelido de “Zé Tristeza”, que a partir de 1930 trabalhou com instalações elétricas na cidade. O lançamento do livro tem o apoio da Prefeitura de Caratinga e acontece nesta quinta-feira, dia 19 às 20 horas na Casa Ziraldo de Cultura. Livro tem apoio da Prefeitura de Caratinga e acontece nesta quinta-feira, 19, à 20 horas na Casa Ziraldo e Cultura.

A autora de “Zé Tristeza” conta que há mais de dez anos prepara o lançamento do livro. “Desde criança sempre gostei de ouvir meu pai contar as histórias de sua vida. 
Há cerca de dez anos, durante uma sessão de nostalgia contando casos do passado ele brincou que sua vida daria um livro. Resolvi levar a sua fala a sério e comecei a registrar suas narrativas. 
A história de vida de minha família foi ganhando corpo e poderia continuar privada, como comumente acontece com as histórias das famílias, mas a pedido de meu pai, as suas memórias estão agora registradas e passam a ser conhecidas pelos leitores”.
Maria Luiza explica que as experiências de vida pelas quais sua família passou podem servir de exemplo para outras pessoas. “Decidi quebrar um tabu e revelar segredos de uma história verídica e pessoal para que ela possa ajudar a disseminar ou até mesmo resgatar os valores que nossa sociedade vem perdendo ao longo dos anos. 
O livro conta a vida difícil do homem que eletrificou a cidade de Caratinga, seus principais edifícios, como a Catedral de São João Batista, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o Fórum, praças e ruas, dentre tantas outras edificações, mas também fala sobre problemas sociais e descreve momentos históricos, como a chegada do primeiro trem à Praça da Estação, dentre outros”.
A autora conta no livro, dentre tantas histórias, como perdeu um irmão com 26 anos, vitimado pelas drogas. “Este é outro ponto forte do texto: a problemática social em relação às drogas. “A abordagem deste delicado assunto não é fácil. 
Para tratar do assunto com maior veracidade entrevistei diversas pessoas, alguns dependentes e profissionais de Saúde e deixo fluir ao longo do texto algumas soluções para que a sociedade se livre deste grande mal”. Maria Luiza acrescenta que também realça o papel da mulher na família e na sociedade. “O livro conta a história de meu pai, mas também mostra a importância de minha mãe, como companheira sempre presente e como sustentáculo de nossa família. A tolerância é talvez a maior qualidade da dedicada esposa que foi minha mãe. Procurei despertar a atenção do leitores para este e para outros temas que considero importantes”.


Autora Maria Luiza Coelho Xavier


Fonte: Comunicação da Prefeitura de Caratinga
Foto: Ivanir Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário