domingo, 8 de novembro de 2009

Gibiteca "Turma do Pererê"



A Gibiteca “Turma do Pererê” será um espaço que objetivará o incentivo à leitura, principalmente de crianças e adolescentes. A intenção é despertar o interesse pelos escritos, através da linguagem prática e colorida encontrada nos textos curtos dos quadrinhos. O local abrigará grande variedade de quadrinhos que receberão tratamento apropriado, incluindo a conservação de exemplares considerados raros e divulgação de outros considerados de publicação recente. Será uma referencia na órbita cultural, pois é a primeira exclusivamente dedica às obras de Ziraldo.

Na intenção de formar vínculo do público alvo com este espaço, a Gibiteca “Turma do Pererê” funcionará como um "clubinho", onde cada membro se filiará através da doação um livro ou gibi e em troca receberá uma "carteirinha", nada pagando para freqüentar a mesma.
Além dos gibis, existirá no local um espaço de leitura, com livros diversos (infantis, literatura, pesquisas, etc.), onde as crianças e adolescentes terão oportunidade aprofundar seu interesse e desenvolver pesquisas escolares, consolidando o prazer pela leitura.
O ambiente que funcionará em espaço amplo e contará com o apoio da comunidade e artistas de vária spartes do país através de doações recebidas em campanhas promovidas nos dias de realização do “Salão Internacional de Humor de Caratinga”.
Semanalmente se realizará Cirandas de Leitura e Oficinas de Redação, que contribuirão para o enriquecimento das atividades educacionais das crianças.
A Gibiteca será mantida pela Associação Estação Cultural de Caratinga e não possuirá funcionários, porém deverá contar com o apoio da Prefeitura Municipal, Associações Comerciais Locais, e das Faculdades existentes no município, que poderão colocar à disposição, estagiários bolsistas, que trabalharão por meio período em troca de uma bolsa de estudo.
Os acadêmicos de diferentes cursos (letras, psicologia, pedagogia, matemática, assistência social e comunicação social) desenvolverão atividades de reforço escolar, incentivo à leitura, dinâmica de grupo, organização de livros, etc. Dessa maneira um ciclo será fechado através da interação da comunidade no desenvolvimento de seus próprios membros em cooperação mútua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário