domingo, 8 de novembro de 2009

Fique Por dentro da Casa Ziraldo


Caratinga é reconhecida no cenário nacional como uma cidade de grandes talentos, onde se destacam personalidades nos mais diversos ramos de atividade, principalmente o cultural.

Nesta efervescência, o humor através do traço: o cartum, ou em textos, tem solo produtivo em Caratinga, cujo maior expoente é Ziraldo Alves Pinto, ou simplesmente Ziraldo.

A realização do Salão Internacional de Humor de Caratinga foi o primeiro referencial do cartunista com sua terra natal e, é sem dúvida, um grande estímulo ao desenvolvimento de novos talentos e ao maior enriquecimento da programação cultural da cidade, que se consolida como um centro universitário. Um evento já consagrado, reunindo artistas de todo o Brasil, se tornou um acontecimento de nível internacional e ampla projeção, abrindo um canal de comunicação com os principais centros culturais do país, além de oferecer ao público e artistas da região um maior contato com essa manifestação.

Aliado a estes fatores, temos o monumento do Menino Maluquinho e agora a instalação da Casa do Ziraldo Arte e Cultura numa parceria concretizada entre a Associação Estação Cultural de Caratinga, com a Prefeitura através do Secretário Juarez Gomes de Sá ocasião em que o prefeito João Bosco (PT) demonstrou todo seu empenho em viabilizar o mais breve esta proposta disponibilizando de imediato um galpão na praça da estação ao lado do Corpo de Bombeiros Voluntários.de, prometendo sua revitalização até junho, no aniversário de Caratinga, possibilitando que a nossa cidade mantenha uma perfeita identificação com o renomado artista multimídia, o seu filho mais famoso, que alcançou fama mundial através do seu refinado traço e obras literárias que demonstram toda sua capacidade criativa.

Ziraldo Alves Pinto, com formação acadêmica em advocacia, além de cartunista, é chargista, quadrinista, caricaturista, artista plástico, cartazista, jornalista, escritor e teatrólogo. Seus trabalhos foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento brasileiro no mundo. Ziraldo é Caratinga. Ele faz parte da nossa história!

A Casa Ziraldo Artes e Cultura vai ser um espaço para expor tudo que se refere a vida e a preciosa obra do principal homenageado. Sim, principal porque ele não será o único homenageado com esta iniciativa. O espaço abrigará galerias alusivas aos demais caratinguenses ilustres e também aos inúmeros escritores e artistas caratinguenses de todos segmentos, radicados em diversas partes do Brasil e os que aqui residem, também merecerão destaques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário