domingo, 8 de novembro de 2009

Nossa Proposta

A “Casa do Ziraldo arte e Cultura” vai ser um espaço em Caratinga para expor tudo que se refere a vida e obra do filho mais ilustre da cidade.

O espaço abrigará galerias alusivas aos demais caratinguenses ilustres tais como Agnaldo Timóteo, Ruy Castro, Zélio, Stael Abelha, Miriam Leitão, Marilene Godinho, Flávio Anselmo, Maxs Portes além de escritores e artistas caratinguenses de todos segmentos, radicados em diversas partes do Brasil e os que aqui residem.

Nela ficarão expostos permanentemente os trabalhos de cartuns, charges e caricaturas vencedores do Salão Internacional de Humor de Caratinga onde será realizada também a sua edição anual. Serão arquivados todos os desenhos do seu acervo ampliado ao longo dos nove anos de sua existência contendo ainda diversas exposições paralelas abordando temas importantes pertinentes ao nosso dia a dia tais como Aids, Água, Aquecimento Global, Violência, Corrupção, Meio Ambiente, Esportes, Direitos Humanos e Costumes.

Será instalada a gibiteca “Turma do Pererê”, a única em todo estado de Minas Gerais, mostrando tudo sobre os personagens e histórias da primeira revista em quadrinhos genuinamente brasileira e tantos outros títulos deste encantado universo dos Quadrinhos publicados no Brasil e no mundo.

Contará ainda no complexo uma biblioteca, livraria, banca de revistas, antiquário, café cult e lanchonete Ao longo do ano serão promovidas oficinas de desenho, música, teatro, apresentações, exposições, palestras, shows, clube de leitura e outras atividades inerentes a arte e cultura.

Buscará também na cidade espaço para uma reprodução digital do mural “A última Ceia” de 38 metros pintado por Ziraldo há 40 anos por ocasião da abertura do Canecão, no Rio de Janeiro e que foi emparedado. Possibilidade esta, diante de um acordo entre Edra e o renomado artista plástico Zélio, irmão do Ziraldo, que intercedeu junto ao cartunista Paulo Caruso, idealizador da homenagem.

A proposta é de associar incisivamente o nome de Caratinga ao Ziraldo e Menino Maluquinho, homenageando e demonstrando nosso reconhecimento e admiração ao nosso ídolo maior, perpetuando sua extensa e importante obra em sua terra natal e ao mesmo tempo fomentando o turismo, oferecendo opções de entretenimento cultural e criando espaço e oportunidades às crianças e aos jovens para desenvolverem suas aptidões artísticas e adquirirem o hábito da leitura
.
O projeto é uma idealização do Cartunista e Produtor Cultural Elcio Danilo Russo Amorim – EDRA, realizador do Salão Internacional de Humor de Caratinga, que recebeu do homenageado a aprovação e comprometimento de doar acervo de suas obras.

A viabilização se fará por intermédio da “Estação Cultural”, associação mantenedora do espaço, que contando com o aval do Ziraldo, a magnitude de sua obra e a força de sua expressão irá buscar mecanismos e parcerias para captar recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário