segunda-feira, 25 de outubro de 2010

50 Anos da Turma do Pererê


Revista "A Turma do Pererê" - Primeira genuinamente brasileira

O cartunista Ziraldo fez 78 anos ontem e comemorou lançando uma caixa com 3 volumes de histórias em quadrinhos do Pererê editadas nos anos 60, mais um fac-símile da primeira edição, lançada em outubro de 1960. A caixa se chama, por isso mesmo, 50 anos da Turma do Pererê. E sai pela Editora Globo.

O saci inspirado no lendário popular e o primeiro a militar na causa ecológica – o segundo foi Chico Bento, em 1961 – também carrega o mérito de ser a primeira revista em quadrinhos nacional a cores e de um único autor. O gibi circulou entre outubro de 1960 e abril de 1964 com uma tiragem média de 120 mil exemplares.
A partir de 2007, a Editora Globo editou em formato de álbum para venda em livrarias - "As Manias de Tininim", por exemplo, foi selecionado pelo Ministério da Educação para o Programa Nacional Biblioteca da Escola -PNBE- 2009.

Desde então, a turma já foi inspirou especial de TV e cartilhas educativas, participou de campanhas publicitárias da FIAT e do Governo de Minas, inspirou série de selos postais e cartão telefônico, e foi icenciada para produtos escolares, peça de teatro e livros escolares.

LONGA EM ANIMAÇÃO
Estão previstos ainda o longa-metragem de animação “A Turma do Pererê - O Filme”, 35mm, 2D e 3D, com direção de Marcos Magalhães, com roteiro de Ziraldo; “A Turma do Pererê em Motion Comics”, uma série de 12 estórias em quadrinhos animados, para celulares, internet e novas mídias, com patrocínio do Oi Futuro; Neste domingo (24) o mineiro setentão receberá os amigos no Oi Futuro de Ipanema, das 13h às 18h.

JB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário