domingo, 27 de fevereiro de 2011

Casa Ziraldo Expõe Fotos Sobre o Carnaval de Caratinga

Comisão de frente

Porta Bandeira e Mestre Sala

Ala "Os Malandrinhos" do Bloco Doidim Paquerê

Doidim Paquerê apresentando o tema "De Volta aos Tempos de Criança"

Aproveitando o clima dos festejos carnavalescos e para resgatar a história de nosso carnaval em forma de fotos, a Casa Ziraldo de Cultura, através da Secretaria de Cultura em parceria com a Associação Estação Cultural de Caratinga realizará durante a próxima semana de 28 de fevereiro a 4 de março, a exposição “E Foi Assim...” com material extraído do livro homônimo de minha autoria lançado em 2005, que decorre de forma detalhada sobre a história do bloco carnavalesco “Doidim Paquerê” e que faz um apanhado geral do carnaval da década de 80, apresentando também um pouco sobre outros blocos tais como o Vamo Nelssa, Cachorro Doido, Por Debaixo Do Pano, Turma do AA, Banda Alô Mamãe e as Escolas de Samba Itaúna, Amorycana, Barro Branco, João Caetano do Nascimento e Em Cima da Hora.

O bloco Doidim Paquerê marcou uma geração e juntamente com o arqui rival Vamo Nelssa reeditou o carnaval de Caratinga naquela época e que estava adormecido há anos voltando a cair em decadência no final da mesma década e que agora, na atual gestão, busca sua retomada através do empenho da Marta Ribeiro, Diretora de Promoções da Prefeitura.

Para que se tenha condições exatas de avaliar o valor desta retomada para a nossa cidade, é necessário ter o entendimento de sua importância.

Não somente pelo ponto de vista cultural, mas também no que tange ao resgate de uma das principais manifestações populares de grande tradição do povo brasileiro. Assim como na pujança turística e econômica que esta iniciativa representa, além da inevitável preocupação que nos remetem as viagens de nossos filhos, parentes, amigos e tantos outros conterrâneos que se submetem a viagens para outras localidades buscando suprir a carência de entretenimento e alegria que os festejos de momo nos proporcionam.

Aplaudo a iniciativa do Prefeito João Bosco de colocar o bloco na rua, na esperança que seja formada uma boa comissão de frente, para que todos os segmentos de nossa comunidade abram alas empunhando a bandeira da paz como alegoria, em busca da “Feliz Cidade” e, ao atingir a apoteose, com harmonia, possamos sentir em nossos corações o pulsar de uma afinada bateria.

Afinal... “Melhor que recordar, é a gente viver novamente”...



Cartunista Edra - Presidente - Fundador do Bloco Carnavalesco "Doidim Paquerê", Tri - Campeão do carnaval caratinguense (1983 / 84 e 85) do qual também foi Mestre Sala e compositor dos quatros sambas de enredo. Publicou em 2004 o livro "E Foi Assim..." falando da meteórica e vitoriosa história de um bloco que marcou uma geração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário