domingo, 17 de abril de 2011

Escritor Expôs Seus Trabalhos na Casa Ziraldo de Cultura

Orides tem vários certificados de concursos de literatura

Terminou na última sexta-feira na Casa de Ziraldo de Cultura, a exposição dos trabalhos do escritor Orides Martins Gomes. Durante a exposição os caratinguenses puderam conferir seis grandes livros e vários artigos publicados em jornais locais.
A peculiaridade de Orides Gomes é que ele aprendeu a escrever aos 52 anos de idade. “Antes disso não sabia escrever o meu nome”. Ele conta com satisfação que sempre trabalhou em comércio, atendia o pessoal e o estudo não fazia falta. A história mudou quando atendeu uma senhora, dona Ida Casal, que sempre comprava em sua loja. Ao entregar as compras, a freguesa pediu a nota e ele disse a ela que não sabia ler e nem escrever, mas que ela poderia conferir se estava tudo certo. “Ela conferiu e estava mesmo, então me levou para estudar”, relata. Dona Ida era professora e foi diretora da Escola Estadual Princesa Isabel, tendo falecido há poucos meses.
Durante seis meses estudou na escola dirigida por dona Ida, interessou-se pela leitura e leu diversos livros; isso o motivou a escrever. “Fui criado no campo conheço muitas histórias e sempre contei para meus netinhos, e uma de minhas netas pediu para escrever um livro, pois quando eu morresse teria minhas histórias para guardar. Isso me comoveu muito e quando tinha 30 histórias prontas resolvi fazer um livro”, disse emocionado.
Orides conta ainda que resolveu procurar alguém com mais conhecimento, mas não teve muita sorte, encontrou um cidadão que na época era radialista e ele disse ao escritor que com a cultura que ele tinha, não iria chegar a lugar nenhum. “Aquelas palavras me chatearam profundamente, mas mesmo assim não desisti e quatro anos depois lancei meu primeiro livro “Vovô e seus Netinhos”. Então fui até aquela pessoa mostrei meu trabalho e hoje ele tem o meu primeiro livro autografado e guardado”, diz Orides com satisfação.
Quando ficou sabendo que iria mostrar seu trabalho a todos ficou muito surpreso. “Foi meu neto Rafael quem arrumou tudo, e fiquei muito feliz de expor meu trabalho”.
Hoje com 89 anos Orides fala que está realizado e feliz por ter chegado aonde chegou. “Sempre falo que nunca devemos desistir dos sonhos, todos somos iguais, não existe nem melhor e nem pior. Tenho quatro filhos sou casado há 64 anos Deus colocou uma bênção sobre mim”, finaliza o escritor


O escritor tirou o diploma aos 52 anos de idade

Livros do escritor em exposição. Orides escreve artigos para jornais da região

Diário de Caratinga 
16 de abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário