quarta-feira, 11 de maio de 2011

“A Escravidão no Brasil e as Leis Abolicionistas”

Teve início na tarde desta segunda- feira (9), na Casa Ziraldo de Cultura, a exposição, “A escravidão no Brasil e as leis abolicionistas”, com o acervo do Grupo Fóssilis. A abertura da exposição contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Professora Maria do Carmo Ribeiro, onde conheceram um pouco mais sobre a história da abolição da escravatura.

Para a diretora da Escola Municipal, Joelma Isabel Leal, a grande importância da exposição é que os alunos e as pessoas da cidade em geral podem vivenciar e acompanhar de perto tudo aquilo que eles viram apenas em livros, como os apetrechos de tortura aos escravos, entre outros.

Segundo o secretário de Cultura Esporte Lazer e Políticas para Juventude, Juarez Gomes de Sá, o negro tem uma contribuição muito grande na cultura brasileira, com seus costumes, sua gastronomia, e sua tradição. Esta data tem que ser lembrada pra não se repetir. “É uma preocupação da prefeitura e do nosso prefeito levar cultura à população. Esta exposição servirá para que as pessoas trabalhem com a questão da igualdade racial, e a viver sem discriminação. O negro tem uma grande participação em nossa cultura, pois muito do que temos de conhecimento hoje, veio da cultura deles, e muita gente não sabe de onde veio” disse.

A chefe do departamento de Igualdade Racial, Paula Regina Nunes Costa, falou sobre as comemorações durante a semana. “A exposição realizada em parceria com o grupo Fóssilis, ficará na Casa Ziraldo até a próxima sexta-feira, de 8h às 18 horas, e as escolas que quiserem podem agendar visitas através do telefone, 3329-8055. A exposição fala sobre a cultura negra e história dos escravos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário