quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ziraldo: do Pasquim aos Dias de Hoje

O multimídia Ziraldo

O Jornal UFSJ entrevistou o cartunista, humorista e escritor Ziraldo Alves Pinto, ou simplesmente o multiprofissional Ziraldo. Confira abaixo trechos da conversa. 
A entrevista, na integra, pode ser lida no Jornal UFSJ número 561 (edição de dezembro). Ziraldo lembra que, nos tempos do Pasquim, surgido em 1969, só tinha craque. 
Era divertido bolar a capa, as frases, diz. Mas a diversão encontrava um adversário muito duro: a censura. Atualmente, fala-se muito nas dificuldades que surgem devido aos interesses econômicos.

Jornal da UFSJ: Do Pasquim aos dias de hoje, muita coisa mudou. O Pasquim e o Ziraldo enfrentavam a ditadura, a censura. Dá para afirmar que, atualmente, a principal censura é econômica, comercial? 
Ziraldo: Não, isso de censura econômica, comercial, é conversa, não tem nada disso, não. "Ah, não posso fazer porque o cliente que paga não deixa." A televisão é uma empresa que tem que dar lucro. Tem comercial de televisão que dá para você fazer piada até você cansar, mas acontece que o dono do comercial tá pagando uma nota para a TV para vender o produto dele. Isso é um acordo da convivência capitalista, que é inexorável. Você não vai fazer humor para gozar o anunciante. "Ah, isso é censura!" Não, isso é um acordo firmado para que a sociedade sobreviva. 


O humorista precisa saber lidar com essa situação, encontrar seu espaço? 
Exatamente! Tudo depende do acordo que ele faz. Vale aquilo que está escrito. Quem paga você é uma determinada agência. Com certos comerciais que têm por aí, eles devem ficar irritadíssimos. Mas o humorista pode fazer muita coisa no teatro, por exemplo. No teatro não tem esse compromisso, ele pode fazer brincadeiras incríveis. Ziraldo questiona a qualidade do humor nos dias de hoje. Para ele, na ditadura o humor era inteligente, era preciso inteligência para enfrentá-la. 


O Ziraldo é cartunista, escritor, humorista, pintor... falta ao profissional de hoje esta mesma versatilidade? 
Eu sou aflito, é diferente [risos]. Eu quero abraçar o mundo com as pernas, uma coisa infantil que eu não corrigi ao longo da minha vida. Há décadas, personagens de Ziraldo têm papel relevante na formação de crianças e adolescentes. O Menino Maluquinho é um dos preferidos da criançada. A Professora Muito Maluquinha, outra personagem do escritor, esteve recentemente nas telas de cinema. O escritor viveu realidades tecnológicas bem distintas. Sua geração conviveu com as válvulas, diz, enquanto hoje a escola e as culturas direcionadas para o público infantil ganham o reforço de tecnologias como os computadores e a internet. 


A escola, hoje, está encantando ou espantando os alunos? 
A escola está procurando se adaptar aos novos tempos. Há um grande esforço para modernizar a escola. É difícil demais, porque tem muito equívoco. É preciso fazer um trabalho muito grande junto aos professores, uma mão-de-obra danada. 


Quem é a professora muito maluquinha? 
Ela existiu na vida real? Ela é, como todo personagem, uma composição: metade verdade, ou até menos da metade, e o resto invenção. A literatura é assim. Como eu falei aqui, a literatura te aproxima de Deus, porque você mata quem você quer, faz infeliz quem você quer, faz feliz quem você quer, isso é fantástico. 


Qual a sensação de ver a personagem na tela de cinema, um outro suporte midiático, assim como já havia acontecido com o Menino Maluquinho? 
É a maior festa. É como a formatura do filho, né? O filho formou, foi merecedor de diploma. É a vitória de quem você criou. Aí você fica muito realizado, é uma resposta positiva. 


O Menino Maluquinho já tem um aplicativo no iPad... como é, para o Ziraldo, ver toda essa mudança? 
A gente está no séc. XXI, eu não poderia ficar para trás. Quer dizer... eu até posso ficar para trás, mas o personagem não pode [risos]. 

Publicada em 24/01/2012 Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário