quinta-feira, 16 de junho de 2016

Fotos Antigas de Caratinga e Famílias Tradicionais, Em Exposição na Casa Ziraldo de Cultura

Praça Cesário Alvim / Caratinga na década de 30.

Mostra reúne 80 fotografias de Caratinga, 
a partir do ano de 1905, e de famílias tradicionais

Em comemoração aos 168 anos de Caratinga, a Prefeitura, por meio da Casa Ziraldo de Cultura, inaugurou na manhã de segunda-feira (13) a Exposição Fotos Antigas da Cidade e de Famílias Tradicionais de Caratinga
A mostra reúne mais de 80 fotografias do acervo particular do colecionador José Brisce Neiva Filho, de 55 anos, que desde os oito anos coleciona fotografias, somando hoje cerca de 1500 imagens. No acervo constam documentos como atas e certidões de compra e venda de escravos e diversos objetos antigos. 
“Comecei colecionando selos comemorativos. Aos 13 anos ganhei a primeira fotografia antiga do Fórum de Caratinga em construção, em 1935. Naquela época, descobri, também, nos guardados de minha mãe uma série de fotos antigas de nossa família e da cidade de Manhumirim, terra natal dela. Juntei todas aquelas fotos e comecei a catalogar, descobrindo datas e nomes de pessoas. De lá para cá, aumentou o meu prazer pelas coleções e o meu acervo particular vem só crescendo.” 
Brisce conta que não é tarefa fácil montar uma exposição. “Para essa Mostra tive a preciosa colaboração de minha esposa, Jocilene Silva Neiva. Juntos gastamos muitas horas preparando as fotos das famílias tradicionais de Caratinga, inéditas, que trazemos pela primeira vez ao público. 
A exposição está concorrida, pois todas as pessoas gostam de ver fotografias e descobrir se há, entre os retratados, pessoas com grau de parentesco”. Este foi o caso de Milton Roberto Mangelli, 80. “Eu me descobri em uma foto antiga. Nesta foto podemos ver um dos primeiros carros que chegaram a Caratinga e que eram motivo de atração na cidade. Esta foto não tem preço porque ela conta a história daquela época, retrata pessoas que já faleceram. A fotografia nos traz muitas emoções”. 
Geralda Pereira Campos Peçanha, 78, moradora do Centro diz que entrou por curiosidade, quando passava na calçada e percebeu que havia exposição de fotos. “Todas as fotografias são interessantes e se forem antigas, mais atrativas se tornam”. Geralda identificou em uma fotografia antiga da Praça Cesário Alvim a entrada para a Rua João Pinheiro. “Foi nesta rua que nasci. É muito bom ver preservada uma fotografia daquela época”, comenta. 
Brisce conta que o convite para a exposição partiu do diretor da Casa Ziraldo de Cultura, cartunista Edra. “Esta mostra é uma forma de resgatar, mais uma vez, a História de Caratinga e de homenagear as famílias tradicionais, aquelas pioneiras, cujos nomes de membros familiares batizaram logradouros, como D. Maria Catarina Cimini, nome conhecido de uma das avenidas mais conhecidas”, cita Edra. 
O diretor da Casa Ziraldo também comenta que todas as fotografias de Brisce são muito atrativas. “É sempre com muita alegria que a Casa Ziraldo abre suas portas para esta exposição, que é garantia de sucesso pelo seu apelo saudosista e de grande importância pelo registro histórico. Uma viagem no tempo, um presente para nossa cidade em seu aniversário de 168 anos”. 
Edra acrescenta que este tipo de exposição é um evento que agrada a todos. “Temos de ressaltar o trabalho abnegado realizado pelo José Brisce aos longos destes anos. Ele nos brinda com estes registros tão interessantes, pois nós gostamos de apreciar coisas e fatos antigos, mas são raríssimas as pessoas que conservam ou fazem algo por esta causa, por isso José Brisce merece nosso reconhecimento e os nossos aplausos”. 

Visitação de alunos de Santo Antônio do Manhuaçu 

Na manhã de quarta-feira (15) três professoras, Elizabete Rodrigues da Silva Penna, Alexandrina Corrêa da Cunha e Maria da Penha Maciel, juntamente com a supervisora Educacional, Adriana Pereira Penna, levaram 29 alunos da Educação Integral da Escola Estadual Antônio Penna Sobrinho para uma visita a Casa Ziraldo de Cultura. 
“Esta Casa está cheia de riquezas culturais e históricas, e isso chamou a atenção dos nossos alunos, pois eles não ainda conheciam este espaço. Todos nós saímos daqui com uma boa impressão porque, além das informações sobre o Ziraldo, prestadas por Edra, ainda vimos uma fotografia da família Alves Pinto, com o Ziraldo muito jovem”. 
O aluno Pedro Henrique Felipe Pereira, 11, comenta que gostou do passeio. “Eu não sabia que eles tinham guardado tantas fotos antigas. Nós viemos pesquisar sobre o Ziraldo, mas aprendemos muitas coisas sobre a cidade de Caratinga também”. 

Casa Ziraldo de Cultura 
Segunda à sexta-feira, de 9h às 11h e de 13h às 17h.
Sábados e Domingos: de 9h às 12h
Avenida Benedito Valadares, 15, Centro.
Grupos poderão agendar visitas pelo telefone (33) 3329-1825

Fonte: DECOM / Prefeitura de Caratinga

Edra, José Brisce e a supervisora educacional Adriana Pena.

Milton Roberto se identifica numa fotografia.

Edra fala com os alunos da E.E. Antônio Pena Sobrinho,
do distrito de Santo Antônio de Manhuaçu.

Alunos do projeto "Educação Integral" da E.E. Antônio Pena
 Sobrinho em visita agendada a Casa Ziraldo de Cultura.













Um comentário:

  1. Deveriam ter registrado em um ângulo que pegasse a pedra Itaúna. Devido a está observação, muito iram crítica e fala que seria uma possível montagem.

    ResponderExcluir