segunda-feira, 13 de junho de 2016

Encerrada a 2ª Campanha de Agasalhos / 2016

Agasalhos serão destinados a pessoas carentes.

A presidente do GEDIC - Grupo Espírita Dias da Cruz, Cinthya Calili, recebeu as 130 peças (incluindo roupas e calçados) arrecadadas pela Casa Ziraldo de Cultura na campanha de 2016 "Aqueça o seu coração. Doe um Agasalho". 
A campanha foi uma realização da Estação Cultural de Caratinga, com o apoio da Prefeitura de Caratinga, através da Casa Ziraldo de Cultura. Essa foi a segunda edição da campanha e a entrega aconteceu na tarde da última sexta, 10, na Casa Ziraldo de Cultura. O trabalho de arrecadação teve início no dia 2 de maio, coordenado pelo diretor, Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra. 
O Grupo Espírita Dias da Cruz tem atuado no atendimento aos necessitados, com o fornecimento de almoços diariamente para migrantes (andarilhos) e pessoas em situação de rua. A refeição é precedida de uma leitura evangélica. Estima-se que sejam atendidas diariamente, a média de 50 pessoas. Aos sábados são oferecidos almoços às crianças carentes e respectivas famílias após aulas de moral Cristã e Palestra para as mães assistidas, com atendimento médio de 90 pessoas. 

Os 60 anos da Cantina “Áurea Rezende Coutinho” 

 A “Cantina Áurea” foi fundada em 1956 por Manoel Ribeiro Sobrinho, nas dependências da antiga serraria de sua propriedade, situada à Rua São José (hoje Avenida Moacir de Mattos), sendo uma “Casa de Sopa” com o nome de “Áurea Rezende Coutinho” numa bela homenagem à D. Áurea e à sua exemplar conduta e caridade cristã. Áurea Rezende Coutinho, esposa de Omar Coutinho havia falecido naquele ano de 1956. 
Em 1965, com o falecimento do presidente do Grupo Espírita “Dias da Cruz”, José Viana Coutinho (Nhonhô Coutinho), Manoel Ribeiro Sobrinho assumiu a presidência e transferiu a “Cantina Áurea”, da serraria para os fundos do Grupo Espírita “Dias da Cruz”, onde funcionava o extinto Albergue Noturno “Jovita Campos”, que era uma obra assistencial do Grupo Espírita “Dias da Cruz”. 
Em 1972, o Grupo, sob a presidência de Omar Coutinho e de Dr. Albano Seixas (da cidade de Campos-RJ), contando com uma equipe de diversos colaboradores, entre eles o médium Antonio José de Sales, planejavam com entusiasmo a reconstrução da sede do Grupo e da “Cantina Áurea”com entusiasmo a reconstrução da sede do Grupo e da “Cantina Áurea”, mas faleceu em 1974, antes do início das obras. Maria Coutinho Muniz, filha de Omar Coutinho assumiu a presidência do “Dias da Cruz”, nomeada para o cargo por orientação espiritual do médium Francisco Cândido Xavier. 
Com as mortes, Omar Coutinho em 1974 e doutor Albano Seixas, em 1975, não puderam realizar a obra propagada. João Coutinho (neto do fundador e filho de Omar Coutinho) tornou realidade o projeto do pai, doando a reconstrução planejada. 
Em 1977, João Coutinho, membro do Grupo Espírita “Dias da Cruz” e neto do fundador da entidade Espírita, João E. de Azeredo Coutinho, realizou o sonho de seu falecido pai Omar Coutinho, reconstruindo definitivamente a sede do Grupo Espírita e do barracão da “Cantina Áurea”, tendo sempre ao seu lado, como incentivadora a idealista irmã Maria Coutinho, que administrou a obra. Maria Coutinho Muniz dirigiu a “Cantina Áurea” de 1972 até 24 de agosto de 2015, quando faleceu. 
Dona Maria Coutinho legou à comunidade espírita-cristã caratinguense, todo um belo exemplo de trabalho e abnegação em favor dos mais carentes por meio da “Cantina Áurea”, que é um Departamento de Assistência aos Necessitados, do Grupo Espírita “Dias da Cruz”. A partir de setembro de 2015, Cinthya Calili Rezende Lima é a presidente do Grupo Espírita “Dias da Cruz” e dirigente eleita da “Cantina Áurea”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário