Ziraldo, no dia da inauguração da Casa Ziraldo de Cultura |
Prezado Prefeito João Bosco,
De longe, não tenho como interferir nas questões municipais que envolvem a história da Casa Ziraldo de Cultura. Distante da terra natal, que me fez a maravilhosa homenagem de criar uma casa de cultura com meu nome, não sei como me posicionar no sentido de desanuviar as tensões humanas e as dificuldades de convívio que cercam esta casa criada com tanto carinho.
Posso dizer duas coisas a respeito deste fato: se não fosse a obstinação, o empenho e a capacidade de trabalho do Edra, que teve a idéia de criar a casa e, durate anos batalhou por ela; se não fosse a vontade política do prefeito João Bosco e seu prestígio além das fronteiras de Caratinga, viabilizando a cessão do imóvel para instalar a casa e bancar a materialização sonhada e batalhada pelo Edra; se não fosse a existência dessas duas importantes figuras de Caratinga, essa casa não existiria.
Lamento, imensamente, que os desentendimentos humanos que advieram entre tantas pessoas – que se envolveram e se dedicaram ao projeto com entusiasmo e dedicação – tenham criado arestas humanas de tão difícil solução.
Nada posso fazer não estando em Caratinga, no seu dia a dia.
O que me entristece mais é que neste exato instante só penso na felicidade que vou na certa experimentar quando, com meus amigos de infância, estaremos aí para comemorar nossos oitenta anos de vida. E justamente, na cidade mais fraterna do Brasil (já tive muitas provas para afirmar isto).
Por favor, meus amigos, não deixem que sentimentos curiais, menores, provincianos, municipais destruam nossas possibilidades de estar alegres e ser felizes, convivendo em paz uns com os outros.
Tudo o que posso fazer é este pedido!
Caro Ziraldo, no se trata de desentendimientos humanos. No más hay que ver la forma en que han actuado -a traición- contra Edra.
ResponderExcluirEs posible que el Prefeito Joao Bosco, desconozca lo que sucede, pero a esta altura, con su misiva, y la carta de los caricaturistas de Brasil, ya era hora de que hubiera dado una respuesta al menos. ¡Y no lo ha hecho!
¿Qué podemos pensar entonces?
Atentamente
Con mi admiración y respeto hacia su obra.
Francisco Puñal Suárez
Periodista e Investigador del Humor
Siglo 21
www.siglo21.com
Sei de uma coisa que talvez as autoridades de caratinga ainda não se deram conta:
ExcluirQUEM PEDE É O PRÓPRIO ZIRALDO, CACETE!
O pronunciamento do Ziraldo é coerente e inteligente. Infelizmente ele nada pode fazer além de lamentar que fatos políticos se sobreponham aos interesses da cultura da cidade.
ResponderExcluirCabe a nós cartunistas, enquanto eleitores, usar as armas que temos que é o poder da crítica. Obviamente que o secretariozinho de Caratinga não vai voltar atrás. Mas entendo que esse mané já está devidamente queimado e não deve ter lá um futuro muito promissor em suas ambições políticas. Não demora muito teremos eleições municipais em todo o País. O Edra, os amigos do Edra, os fãs de seu trabalho e todos os cidadãos de Caratinga que acompanham há tempos sua atuação devem dar a devida resposta nas urnas. Esse é o poder!
Abração ao Edra e ao povo de Caratinga!