terça-feira, 10 de julho de 2012

Ziraldo Envia Carta ao Prefeito de Caratinga Acerca da Exoneração do Cartunista Edra da Casa Ziraldo

Ziraldo, no dia da inauguração da Casa Ziraldo de Cultura

Prezado Prefeito João Bosco, 

De longe, não tenho como interferir nas questões municipais que envolvem a história da Casa Ziraldo de Cultura. Distante da terra natal, que me fez a maravilhosa homenagem de criar uma casa de cultura com meu nome, não sei como me posicionar no sentido de desanuviar as tensões humanas e as dificuldades de convívio que cercam esta casa criada com tanto carinho. 
Posso dizer duas coisas a respeito deste fato: se não fosse a obstinação, o empenho e a capacidade de trabalho do Edra, que teve a idéia de criar a casa e, durate anos batalhou por ela; se não fosse a vontade política do prefeito João Bosco e seu prestígio além das fronteiras de Caratinga, viabilizando a cessão do imóvel para instalar a casa e bancar a materialização sonhada e batalhada pelo Edra; se não fosse a existência dessas duas importantes figuras de Caratinga, essa casa não existiria. 
Lamento, imensamente, que os desentendimentos humanos que advieram entre tantas pessoas – que se envolveram e se dedicaram ao projeto com entusiasmo e dedicação – tenham criado arestas humanas de tão difícil solução. Nada posso fazer não estando em Caratinga, no seu dia a dia. 
O que me entristece mais é que neste exato instante só penso na felicidade que vou na certa experimentar quando, com meus amigos de infância, estaremos aí para comemorar nossos oitenta anos de vida. E justamente, na cidade mais fraterna do Brasil (já tive muitas provas para afirmar isto). 
Por favor, meus amigos, não deixem que sentimentos curiais, menores, provincianos, municipais destruam nossas possibilidades de estar alegres e ser felizes, convivendo em paz uns com os outros. 
Tudo o que posso fazer é este pedido!

3 comentários:

  1. Caro Ziraldo, no se trata de desentendimientos humanos. No más hay que ver la forma en que han actuado -a traición- contra Edra.
    Es posible que el Prefeito Joao Bosco, desconozca lo que sucede, pero a esta altura, con su misiva, y la carta de los caricaturistas de Brasil, ya era hora de que hubiera dado una respuesta al menos. ¡Y no lo ha hecho!
    ¿Qué podemos pensar entonces?
    Atentamente
    Con mi admiración y respeto hacia su obra.
    Francisco Puñal Suárez
    Periodista e Investigador del Humor
    Siglo 21
    www.siglo21.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei de uma coisa que talvez as autoridades de caratinga ainda não se deram conta:
      QUEM PEDE É O PRÓPRIO ZIRALDO, CACETE!

      Excluir
  2. O pronunciamento do Ziraldo é coerente e inteligente. Infelizmente ele nada pode fazer além de lamentar que fatos políticos se sobreponham aos interesses da cultura da cidade.
    Cabe a nós cartunistas, enquanto eleitores, usar as armas que temos que é o poder da crítica. Obviamente que o secretariozinho de Caratinga não vai voltar atrás. Mas entendo que esse mané já está devidamente queimado e não deve ter lá um futuro muito promissor em suas ambições políticas. Não demora muito teremos eleições municipais em todo o País. O Edra, os amigos do Edra, os fãs de seu trabalho e todos os cidadãos de Caratinga que acompanham há tempos sua atuação devem dar a devida resposta nas urnas. Esse é o poder!
    Abração ao Edra e ao povo de Caratinga!

    ResponderExcluir