sexta-feira, 9 de março de 2012

Homenagem Para o Ziraldo em Taguatinga

Ziraldo vestido com o uniforme confeccionado pelas crianças da Escola Classe 18 de Taguatinga

O escritor e cartunista Ziraldo – que esteve em Brasília para a divulgação da exposição Zeróis: Ziraldo na Tela Grande – participou na tarde da última terça-feira (07) do encontro Proseando com Ziraldo, um bate-papo com educadores da cidade sobre o incentivo à leitura. 
O evento aconteceu no Auditório 1 do Museu Nacional. 
Durante a cerimônia, o criador do Menino Maluquinho foi homenageado por uma turma de 16 crianças de seis anos de idade, vindos da Escola Classe 18 de Taguatinga e alunos da formadora de leitores e professora Raquel Gonçalves. 
Leia entrevista exclusiva com Ziraldo, vestido de super-heróis, as crianças contaram a Ziraldo o que faz cada um deles se sentir como salvadores do dia, além de discursarem sobre o que um herói deve fazer. 
O momento quebrou todo o clima de formalidade da cerimônia, que até então seguia ao estilo de palestra. O cartunista fez questão de cumprimentar cada uma das crianças e recebeu das mãos da professora Raquel um kit herói, com direito a capa, máscara e cinto de utilidades cheio de lápis – tudo foi desenhado e pintado pelos alunos. 
Ainda brincando com as crianças Ziraldo confessa: 
“Esse foi o mico mais emocionante que eu já passei em toda minha vida”. 
Após a homenagem Ziraldo alertou aos professores presentes a importância da leitura por prazer. O escritor colocou o estudo lúdico do texto como mais importante do que as regras gramaticais e afirmou que não adianta saber nada das regras se não souber vivenciar o que se lê. 
“O trabalho a partir de agora tem que ser para que nenhuma criança cresça analfabeta, ou analfabeta funcional. O grande problema do Brasil é a educação, e o grande problema da educação é a falta de leitura”. 
Para finalizar sua fala, Ziraldo lembrou que os cerca de 300 professores presentes no evento eram mais preocupados com a educação do que os outros mais de 35 mil professores da rede, uma vez que os presentes dão importância à leitura. 
“Como um professor vai ensinar uma criança a gostar de ler se nem ele lê? O primeiro passo é fazer os educadores tomarem gosto pela coisa, lerem junto com as crianças” completou Ziraldo.

Fonte: CERRADOMIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário