sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Exposição “ V Centenário do Nascimento de Santa Teresa” Aberta ao Público até Domingo.

Exposição vai até as 12 horas deste domingo, 11.
 Casa Ziraldo de Cultura. Av. Benedito Valadares, 15 - Centro

Mostra reúne coleção de peças e relíquias religiosas referentes à vida de Santa Teresa para comemorar os 500 anos de seu nascimento 

A Casa Ziraldo de Cultura inaugurou na sexta-feira (9) a Exposição “ V Centenário do Nascimento de Santa Teresa”. A mostra reúne cerca de centenas peças e relíquias religiosas referentes à vida de Santa Teresa para comemorar os 500 anos de seu nascimento e fica aberta até o dia 11 de outubro. 
Frei Jorge, superior do Aspirantado Nossa Senhora do Carmo em Caratinga é quem conta que “O mundo comemora o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa e Caratinga participa desta festa mundial comemorado, ainda, de 14 a 17 de outubro com promoção das “Noites Teresinas”. O Frei acrescenta que Teresa de Ávila, conhecida como Santa Teresa de Jesus foi uma reformadora da Ordem Carmelita e considerada a co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços. “Ela fundou 17 Carmelos na Espanha. 
Em suas obras, destacavam sua maneira didática e facilidade de interpretar as pessoas. Seus livros trazem o dom de ensinar a vida espiritual para os leitores e por isto, é tida também com a protetora dos professores. Por isto, desde 1963 o dia 15 de outubro foi decretado no Brasil o feriado do Dia dos Professores, tudo isto para valorizar a profissão do professor. Considerada então, padroeira dos professores”. 

Belíssimas histórias de Santa Tereza 

Em setembro cerca de 640 pessoas se concentraram em Aparecida do Norte (SP), onde participaram do Fórum de Santa Teresa e Caratinga também esteve presente, com uma comitiva de aproximadamente 30 carmelitas. Dentro as obras em exposição destaca-se um livro “Castelo Interior ou Moradas”, Santa Tereza. “Nesta valiosa obra ela faz uma metáfora, comparando as pessoas a um castelo com sete salas e a principal sala é onde habita Deus”, explica Frei Jorge. 
De acordo com o diretor da Casa Ziraldo, cartunista Edra, o tema da mostra é inédito na Casa “o que permite recebermos um novo tipo de publico no espaço cultural”. A exposição é composta por peças muito interessantes. “Por meio de peças histórias, muitas delas verdadeiras relíquias religiosas, o espectador poderá conhecer um pouco mais sobre a história de uma Santa que tem um grande número de devotos em todo mundo. Convidamos os caratinguenses para visitar a exposição e, aproveitando a chegada do Dia da Criança, que os pais venham e tragam seus filhos. Visitar uma exposição já pode ser considerado um presente, pois os momentos bem vividos entre pais e filhos ficam guardados para sempre na memória”, sorri Edra

Fonte: Decom / Prefeitura

 Casa Ziraldo de Cultura
 Horário estendido para a exposição Santa Teresa: 
Sábado, dia 10, de 9h às 16h e domingo, dia 11, até o meio dia. 
Horário de funcionamento da Casa Ziraldo de Cultura: 
Segunda à sexta-feira, de 9h às 11h e de 13h às 18h. 
Endereço: Avenida Benedito Valadares, 15, Centro. 
Grupos poderão agendar visitas pelo telefone (33) 3329-1825




















Nenhum comentário:

Postar um comentário