quinta-feira, 7 de abril de 2011

Exposição Conta a Vida e Obra de Escritor que Aprendeu a Ler e a Escrever com 52 anos de Idade





Prestes a completar 90 anos, Orides Gomes dá um exemplo de superação e comemora a carreira após o lançamento de seis livros

A vida e obra do escritor Orides Gomes é o tema da nova exposição da Casa Ziraldo de Cultura. Este senhor prestes a completar 90 anos de idade traz nos traços da escrita a recordação de tempos difíceis. Infância pobre, a saudade dos pais, a vida no campo em meio as dificuldades deixaram marcas ao escritor que somente veio a aprender a ler e a escrever com 52 anos de idade, mediante a falta de oportunidade.

Após ser alfabetizado, Orides sonhou em escrever um livro, incentivado pelo desejo de uma das netas. Quando consultou um amigo “letrado”como ele faz questão de citar, veio a decepção “encontrei com ele na rua e perguntei como poderia escrever um livro, já que ele era um homem letrado, de conhecimento. Fazendo o gesto e insinuando que eu deveria rasgar o que já estava escrito me aconselhou a desistir, afirmando que era coisa difícil e aqueles que sabiam desistiam no meio do caminho, poderia ser uma decepção”. Emocionado, o escrito não consegue esquecer a cena de ver o amigo partir e as lágrimas caírem.

Mas a superação é uma marca do escrito. Não desanimou e durante quatro anos escreveu a sua primeira obra “Vovô e seus Netinhos”. Em seguida, não mais parou e a produção aumentou, de quatro em quatro anos uma nova obra: Ontem eu era uma criança; O velho Sonhador; Pais e Filhos e Nossa Terra, Nossa gente.


Conforme destaca “meu livros não tem palavrões, linguagem difícil, mas falam um pouco da minha vida, de forma singela e histórias que despertam a atenção do leitor”, conclui.

A vida e obra de Orides Gomes vale a pena conhecer. O simpático senhor além do talento para a arte de escrever é um sábio quando o assunto é acreditar e conquistar os objetivos. A exposição está aberta ao público até o dia 15 de abril, na Casa Ziraldo de Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário