segunda-feira, 4 de julho de 2011

Zé do Banjo


José Pereira Ramos, mais conhecido por Zé do Banjo. (27/01/1923 – 30/07/1998). Natural de Ervália (MG), veio para Caratinga muito jovem. Casou-se com Maria das Mercedes Coelho Ramos, também falecida, com quem teve sete filhos: Paulo Roberto(62), José Ronaldo(59), Fátima do Rosário(53), Sérgio Luiz(51), Marco Aurélio(50) e os gêmeos Márcia e Márcio(44), o ex vereador Bascoito. Teve também 14 netos entre eles destacamos Ronise (filha de José Ronaldo) e que é música profissional, radicada em Aracaju(SE) onde comanda a banda “Severina”.
Exímio tocador de banjo, daí o apelido, Zé do Banjo rapidamente tornou-se conhecido no meio musical e da boemia de nossa cidade. Com Chichico, Cremildo, Bebé e Tem-Tem, era membro efetivo da banda que oficialmente embalava os grandes e saudosos bailes do Municipal, onde hoje funciona a nossa Câmara.
No programa “Mineiros frente a frente” exibido com grande audiência na extinta TV Itacolomi, em Belo Horizonte, na década de 70, nossa cidade participou e Zé do Banjo, tocando seresta, pontuou para Caratinga nos ajudando na esmagadora vitória de 9 a 0 sobre a cidade de Ubá, que nos levou a final da competição contra Caeté (ficamos em segundo lugar).
Músico muito requisitado, seja tocando banjo ou violão, Zé do Banjo acompanhava grandes cantores de Caratinga nas décadas de 40, 50 e 60, tais como o Chico Sacota, Valdir Cumbica e com maior freqüência o Isaac, cantor de grande prestígio e dono de uma bela voz..
Com seu talento, viajou por várias cidades e acompanhou grandes nomes de expressão nacional da nossa música entre eles Agnaldo Timóteo, Ângela Maria e Nelson Gonçalves.
Zé do Banjo, além de músico, era construtor de obras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário