domingo, 18 de março de 2012

Caratinga: Cidade Berço do conhecimento e de Gente que Valoriza uma Boa História


A riqueza cultural de uma cidade só vale a pena quando é compartilhada 

Caratinga é cenário e inspiração para as histórias de Maxs Portes. A cidade povoou a imaginação do escritor com casos e personagens, agora eternizados em suas obras.


Caratinga é terra de muita gente que se dedica a escrever. É o caso do jornalista Ruy Castro, autor de biografias e livros de cronicas, e do escritor e cartunista, Ziraldo. Ele, é o pai do menino maluquinho, e dá nome a um dos espaços de cultura da cidade. A Casa Ziraldo de Cultura presta homenagem a vários caratinguenses de destaque no país. O centro, que está em reforma, abriga biblioteca, gibiteca e um espaço para exposições.



As obras de escritores da cidade também ocupam um espaço próprio na Biblioteca Municipal. Mas lá tem muito mais. Cerca de 24 mil livros estão à disposição de quem mora na cidade.



O Instituto Hélio Amaral é um centro cultural com museus, espaços pra shows e uma biblioteca, que tem mais de cinco mil livros. Entre eles, estão publicações centenárias. É o caso do Manual para Reis, Príncipes e Embaixadores. Uma edição de 1643.



Os museus do instituto ajudam a contar a história da região. O antropológico funciona em uma casa de 1923, que ficava na cidade de Entre Folhas. Toda a estrutura foi desfeita, transportada para Caratinga e remontada na forma original. Já o Museu Cultural, funciona em um outro imóvel construído em 1894 no distrito de Santo Antônio de Manhuaçu. Ele também foi desmontado num trabalho minucioso e reconstruído peça por peça.



Um vitral dos anos 50, também pode ser visitado no instituto, que ainda guarda auditório e palco pra shows. Um espaço construído depois de um sonho de um caratinguense, mas que agora é patrimônio de toda a cidade.



Berço de conhecimento. Esta é definitivamente uma das vocações de Caratinga. Cidade de gente que valoriza uma boa história. 

Confira o vídeo da reportagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário