quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ziraldo Comemora 80 Anos

Aniversário.Moradores de Caratinga preparam festa com lançamento de livros para celebrar a data natalícia do cartunista

Há 80 anos, uma edição do jornal "O Município", da cidade mineira de Caratinga, trazia a seguinte notícia em outubro: "Ziraldo é o nome de um robusto petiz, nascido em 24 do fluente, nesta cidade, filho do nosso prezado amigo e ‘assignante’, o Guarda-Livros Geraldo Alves Pinto e de s. Exma. Esposa d. Zizinha Alves da Silva Pinto. Nossos parabéns." 
Hoje, o cartunista comemora o octogésimo aniversário e diz não sentir falta da infância por um motivo simples: "Lembro direitinho como é ser menino, todos os dias, por isso não tenho saudade". 
Na cidade mineira da região do Vale do Rio Doce onde Ziraldo cresceu estão os resquícios de personagens e histórias que ele criou. A Professora Muito Maluquinha, por exemplo, foi inspirada em mestres do grupo escolar Princesa Isabel, onde o cartunista estudou. "Em especial uma professora de 16 anos que adorava ler romances, era namoradeira e levava gibis para os alunos", relata. 
Já a Turma do Pererê foi batizada com nomes de amigos de Ziraldo da época de criança: Moacir, Geraldinho, Alan, Galileu e muitos outros. Sem falar nos meninos maluquinhos típicos do interior de Minas. 
Para comemorar os 80 anos de Ziraldo, os conterrâneos começam as homenagens com a presença dele, no sábado, às 19h, na abertura do 12º Salão Internacional de Humor de Caratinga. A edição especial do evento tem como tema "Ziraldo: ao Mestre com Carinho". Este ano, o cartunista virou cartoon. "Se inscreveram cerca de 500 profissionais. Selecionamos 140 que vão expor caricaturas do Ziraldo", explica o também desenhista Edra, organizador da mostra, realizada na Casa Ziraldo de Cultura. 
Na abertura do salão será exibido o DVD "Ziraldo, Profissão Cartunista", de Marta Furtado. 
Também está programado o lançamento de cinco livros: "Ziraldo - Maluquices do Maluquinho", de Marilene Godinho; "Pode Ser a Gota D’água", de Edra; "Não Só na Lembrança", de Maria do Carmo Arreguy Corrêa; "Em Família e Outras Histórias", de Cátia Pereira Simões Sena e "O Rio da Flor da Mata", de Antônio Soares Castor. Já no domingo, às 8h30, um desfile comemorativo, ao longo da Avenida Olegário Maciel, vai contar a história de Ziraldo com a participação de crianças de escolas municipais, estaduais e particulares de Caratinga e municípios vizinhos. Além disso, corais, grupos de dança e demais entidades representativas da cidade participam do evento, que conta com a presença de outro filho ilustre da terra, o cantor Agnaldo Timóteo. 
O livro "Ziraldo na Imprensa de Caratinga", de José Aylton de Mattos e Nelson de Sena Filho é outra homenagem ao desenhista. A pesquisa traz as primeiras inserções de Ziraldo na mídia, seja como autor ou notícia, a exemplo da nota que abre esta reportagem. 
E outros fatos curiosos, como quando, aos 15 anos, ele foi chamado de "o lápis mágico de Caratinga"; e a atuação dele como líder estudantil. "Adoro voltar a Caratinga. 
Sou um provinciano assumido. Desde os 18 anos vivo em cidade grande, mas a minha memória mais intensa é do tempo que vivi no interior", diz.

LAURA GODOY


2 comentários:

  1. Olá!
    Que prazer estar aqui desfrutando de cultura e muita arte.
    Adorei e voltarei em breve com mais tempo para ler tudo que aqui está...um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ziraldo!
    Muita luz, inspiração e saúde...bjs no coração

    ResponderExcluir