quarta-feira, 20 de novembro de 2013

As comemorações do Dia da Consciência Negra em Caratinga, na Casa Ziraldo de Cultura



As comemorações do Dia da Consciência Negra no Brasil, 20 de novembro, em Caratinga começaram nesta quarta-feira e vão até sexta, na Casa Ziraldo de Cultura, com exposição, exibição de documentários e palestras. A data remete à morte de Zumbi dos Palmares, o maior símbolo da resistência negra no Brasil e o último líder do Quilombo na luta pelos direitos da igualdade racial.





A Exposição “Trajetória do Negro na História do Brasil” está aberta ao público de 9h às 11h e de 13h às 18h. Às 9h e às 14h acontecem as visitas dirigidas, com crianças e adolescentes da Fundação Educacional Cidade dos Meninos (Funcime) e com os Grupos de Convivência de crianças e idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). 
“No horário destas visitas, que também são abertas ao público, acontecem a exibição de um documentário e uma palestra sobre a importância da cultura afro-brasileira para a formação do Brasil”, comenta Paula Regina Nunes, diretora do Setor de Igualdade Racial da Prefeitura de Caratinga.Dia da Consciência Negra Dia da Consciência Negra “É importante ter um dia como hoje, para mostrar que os negros fazem parte da história do Brasil”, diz a jovem Luana Ferreira, 14 anos, assistida da Funcime. 
Para o instrutor de Capoeira José Roberto Rodrigues, eventos como este resgatam a cultura negra. “Ao longo do tempo não foi feito um trabalho de conscientização na sociedade sobre a importância do negro na história de nosso país. 
De uns anos para cá isto vem sendo mais valorizado, principalmente por meio de projetos e eventos como este, que resgatam a cultura negra”. 
A realização da Semana da Consciência Negra em Caratinga é da Prefeitura, por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para a Juventude, do Setor de Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), em parceria com o Cine Clube Budega e o grupo Fossilis Associação Científica e Cultural.Dia da Consciência Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário