sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lançamento o Livro "Zé Tristeza" que Fala Sobre Primeiro Eleticista de Caratinga

A autora Maria Luiza, ladeada pelo marido Xavier, o prefeito de Caratinga Marco Antônio e de seu vice Odiel de Souza

Narrado por José Izaías Coelho, hoje com 98 anos, “o livro Zé Tristeza resume em 196 páginas uma vida cheia de altos e baixos e traz muitas mensagens sobre valores humanos e momentos em família”, segundo a autora. 
Monsenhor Raul Motta de Oliveira foi um dos convidados e conta que fez questão de participar do lançamento. “Eu me lembro de que, por volta dos meus nove ou dez anos de idade, conheci o Sr. José Izaías trabalhando na eletricidade. Sempre o via subindo e descendo dos postes na cidade de Inhapim. Conheci também o seu pai adotivo, Sr. Chico Pinto, que cuidava da Usina de Luz. Fiz questão de estar presente nesta homenagem porque gosto muito do Zé Tristeza e o conteúdo deste livro é muito importante”.
Lançamento Livro Zé Tristeza “O mais engraçado é que ao lembrar-me do Sr. Izaías eu sinto alegrias, e não tristezas”, comenta o monsenhor. “Ele me dava carona no quadro de sua bicicleta, quando eu estava atrasado para a escola. Eram momentos de muito divertimento. Levo comigo dois exemplares do livro. Um será doado ao Museu de Inhapim, a“Casa do Bentoca”.
O advogado Márcio Xavier Coelho é neto de Zé Tristeza e diz que se sente orgulho ao ver a história de sua família registrada em livro. “Eu me sinto alegre porque uma história de uma pessoa simples, mas rica em vivências que agora está fixada em uma obra escrita. O trabalho de minha mãe me deixa orgulhoso e eu tenho a certeza de que a história vai agradar os leitores”.Lançamento Livro Zé Tristeza 
A autora e a Casa Ziraldo 
Quanto ao fato de agradar os leitores, Maria Luiza explica que a intenção do livro é, além de ser uma leitura agradável, ser também didática. “Todas as situações que meu pai e eu narramos neste livro poderiam ser histórias de quaisquer famílias, porque as famílias tem muitas histórias parecidas. 
Aconteceram conosco certas experiências que, depois de passadas deixaram os lições. Eu procurei exemplificar e apontar caminhos, caso o leitor se depare com situações semelhantes”. Maria Luiza agradeceu a participação de todos. “Muito obrigada a todas as pessoas que colaboraram para que este trabalho ficasse pronto e divulgado. Agora é trabalhar mais na divulgação do livro e na preparação de outros”, brinca. 
O prefeito Marco Antônio participou do lançamento de Zé tristeza e fala da importância do livro para a História de Caratinga. “Esta é mais uma obra que vem completar a nossa História. Por meio de personagens e fatos reais o passado de nosso município vem sendo reconstruído a cada vez que podemos conhecê-lo em livros. Só temos de parabenizar a autora por nos oferecer o conteúdo do livro”. 
Marco Antônio, acompanhado do diretor da Casa Ziraldo de Cultura, Edra cartunista, comenta que o espaço está cumprindo o seu papel de promover as atividades culturais da cidade. “Nosso objetivo é atender a todos os pedidos dos caratinguenses e diversificar as atividades da Casa Ziraldo”, diz Edra. “Quando Ziraldo emprestou seu nome a esta casa ele esperava que por aqui passassem os artistas e escritores, principalmente. Estamos muito contentes por estarmos trazendo muitos eventos para as pessoas, entre crianças e adultos, promovendo a cultura de Carainga”, completa o prefeito.

Fonte: Decom PMC




























Nenhum comentário:

Postar um comentário