terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Artista Joaninha Apresenta "Caratinga em Telas"

Artista Plástica caratinguense, Joaninha.

Tendo como tema a cidade de Caratinga, a Casa Ziraldo de Cultura abriu na segunda-feira (5) uma exposição com os trabalhos da artista plástica Joaninha. 
A mostra ‘Caratinga em telas’ reúne quadros em óleo sobre tela que retratam paisagens da cidade. Joaninha, que sempre se dedicou aos trabalhos manuais, começou a trabalhar com pinturas há quatro anos. 
De lá para cá a artista plástica expôs na Casa Ziraldo em 2014 dividindo espaço com outros artistas caratinguenses, em uma mostra coletiva e, agora, decidiu reunir as suas melhores telas. “Não imaginava que eu estaria aqui hoje com esta exposição só minha. O meu trabalho tomou uma dimensão muito grande”. 
“Tudo começou quando eu viajei ao Maranhão e conheci o artesanato feito naquele estado. Os artesãos e pintores utilizam de diversos materiais para retratar a paisagem local com riqueza de detalhes. Em todo lado que eu ai via artesanato e pintura. Eles utilizam de telas a azulejos. Quando voltei para Caratinga me senti inspirada a retratar a nossa cidade. Comecei então a fotografar os prédios mais antigos e os pontos turísticos e reproduzi-los em telas”, conta a artista. 
Joaninha destacou a importância da Casa Ziraldo de Cultura para a divulgação de seu trabalho. “A Casa Ziraldo abriu as portas para o meu trabalho no ano passado e este apoio tem valorizado muito as minhas obras, fico muito grata ao diretor Edra pela oportunidade”. O diretor da Casa Ziraldo de Cultura, cartunista Edra, ressalta que a a Casa Ziraldo criou desde o ano retrasado o primeiro espaço em nossa região dedicado exclusivamente à produção de telas de pinturas e consequentemente aos artistas plásticos da nossa cidade, além de ser um espaço permanente de incentivo às diversas manifestações artísticas em Caratinga. “A proposta da Casa Ziraldo é ser uma vitrine para os artistas locais, valorizando a produção artística e a nossa cultura”. 
A exposição fica na Casa Ziraldo até o dia 30 de janeiro, disponível para visitação de 9h às 11h e de 13h às 18h.

Temas retratam paisagens e construções de Caratinga

Cartunista Edra, Diretor da Casa Ziraldo de Cultura.

Um comentário: