terça-feira, 5 de abril de 2016

Peças Usadas Viram Arte Nas Mãos de Mecânico

O mecânico Sérgio, e algumas de suas miniaturas


Miniaturas de motos, carros, entre outros objetos 
estão em exposição na Casa Ziraldo de Cultura 

CARATINGA – “Um dia resolvi pegar uma bobina, comecei a mexer nela. Achei interessante que ela parecia com um triciclo. Isso foi se construindo na minha mente”. Assim descreve o início de seu processo criativo o mecânico Sérgio Teodoro da Silva, de 50 anos de idade. 
 Com 35 anos de profissão, Sérgio se destaca pela habilidade de fazer com que peças usadas de veículos se transformem em verdadeiras obras de arte. 
 O artista faz miniaturas de motos, carros, entre outros objetos, manualmente. O talento chamou a atenção do cartunista Edra, que cedeu um espaço na Casa Ziraldo de Cultura, para a exposição de pelo menos 50 objetos confeccionados pelo mecânico. 
 Sérgio enxergou a utilidade das peças de maneira bem curiosa, no próprio dia a dia da oficina mecânica, entre a troca de uma peça e outra. Ele revela que jogava muito material fora, como correias dentadas e enrolamentos. 
 Seu primeiro trabalho foi um triciclo, que ele enxergou em uma bobina. “Achei que aquelas peças usadas poderiam ser reaproveitadas em outras coisas, para não serem jogadas no lixo, principalmente correia dentada, coisa que é muito difícil de acabar com o tempo. 
 Apareceram outras peças, fui guardando, porque tudo que eu via, já imaginava o que eu ia fazer com elas. Foram só aumentando”. De lá pra cá, já são dois anos confeccionando os objetos. Sérgio afirma que mais que uma distração, o trabalho se tornou prazeroso. “Peguei gosto, usando horas vagas, de almoço. Juntava as peças e ia fazendo. Todas as peças que estão aqui são de carro. Quem conhece de carro, de mecânica, pode vir aqui, que vai reconhecer essas peças, tudo tirado da oficina. Esse trabalho é todo manual”. 
 O mecânico revela que ainda não produziu material com foco em vendas, apesar de já ter tido procura. Apesar da criatividade que abre espaço para confecção de várias peças, ele revela a sua preferência. “Sempre que troco uma peça de carro, enxergo uma coisa que pode ser feita ali. Faço carro, mas gosto mesmo é de fazer moto, tenho paixão por moto”. 
 A exposição já está disponível na Casa Ziraldo de Cultura e recebe visitação nos horários de 9h às 11h e 13h às 18h.

Fonte: Diário de Caratinga 

Este triciclo foi a primeira arte confeccionada pelo artesão,
que revelou a sua preferência em produzir motos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário