sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Exposição Fotográfica no Sesi Campinas Apresenta Grandes Cartunistas Brasileiros



 Os caratinguenses Ziraldo e Edra, estão entre os cartunistas
na exposição do renomado fotógrafo Paulo Vitale


Mostra apresenta retratos de 122 cartunistas brasileiros, 
 entre eles Mauricio de Sousa, Paulo Caruso, Jaguar, Angeli, Laerte e dos caratinguenses Ziraldo e Edra 


     O Centro Cultural Sesi Campinas recebe, a partir do dia 5 de setembro, a exposição “Cartunistas”, idealizada pelo fotógrafo Paulo Vitale. A mostra apresenta retratos de 122 dos maiores nomes do cartum brasileiro, entre eles Mauricio de Sousa, Ziraldo, Paulo Caruso, Jaguar, Angeli e Laerte. 
    A visitação é gratuita e estará aberta ao público de 6 de setembro a 30 de novembro, de quarta a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h. A exposição já passou por cidades como Sorocaba, Rio Claro, São José do Rio Preto e Itapetininga, onde registrou grande sucesso de público. Como foram feitas as fotos com cartunistas? Cada retrato é concebido como um cartum em si, refletindo a identidade e o estilo dos cartunistas.     Além das fotografias, os visitantes poderão assistir a vídeos com depoimentos e making of dos ensaios, que mostram tanto veteranos quanto novos cartunistas. A curadoria é assinada por Eder Chiodetto, que estruturou o espaço para receber a totalidade das imagens, promovendo uma relação direta entre os retratados e o público. Segundo Debora Viana, gerente de Cultura do SESI-SP, a exposição sobre os cartunistas reforça o compromisso da instituição em ampliar o acesso à arte: A mostra integra o projeto Espaço Galeria SESI-SP, que transforma o foyer dos teatros em plataforma expositiva. Criado em 2013, o programa já levou exposições de artes visuais a diferentes unidades do SESI pelo estado, sempre com entrada gratuita. 
     O fotógrafo Paulo Vitale tem carreira consolidada no Brasil e no exterior, com passagens por veículos como Estadão, Veja e Época. Já retratou personalidades como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pelé. O curador Eder Chiodetto, por sua vez, é referência no campo da fotografia, com mais de 120 exposições realizadas no Brasil, Europa, EUA e Japão. 


Serviço Exposição “Cartunistas” - Abertura: 5 de setembro de 2025, às 20h Período: 6 de setembro a 30 de novembro de 2025 Horários: quarta a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 19h Local: Centro Cultural Sesi Campinas Endereço: Av. das Amoreiras, 450 – Pq. Itália – Campinas (SP) Entrada gratuita




Cartunista Edra


Cartunista Ziraldo


Cartunista Maurício de Souza


Cartunista Paulo Caruso

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Ziraldo é Tema de Exposição Interativa em SP



Exposição "Mundo Zira-Ziraldo Interativo" - Centro Cultural Banco do Brasil

 

Chamada de ‘Mundo Zira-Ziraldo Interativo’, 
a mostra celebra a vida e obra do multiartista e criador 
do menino mais maluquinho do Brasil 


    O escritor Ziraldo, um dos maiores nomes da literatura brasileira, ganha a partir deste sábado (16) uma exposição interativa em São Paulo. Assim, o ‘Mundo Zira-Ziraldo Interativo’, em um espaço anexo no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Morto em abril de 2024, Ziraldo se tornou um ícone e fez história, principalmente, com o personagem Menino Maluquinho. Agora, os fãs do autor podem ter essa experiência inédita na capital paulista. Segundo o CCBB, essa exposição em São Paulo é totalmente gratuita e fica em cartaz até o próximo dia 27 de outubro na capital paulista. No entanto, é necessário fazer a reserva no site do Centro Cultural com antecipação para conseguir entrar. Durante sua vida, Ziraldo sempre estimulou as pessoas a terem o hábito da leitura, principalmente entre as crianças. Agora, com essa exposição interativa em São Paulo, a ideia dos curadores é manter essa tradição do incentivo ao hábito de ler. E essa curadoria da exposição tem duas pessoas muito próximas do autor: a filha Daniela Thomas e a sobrinha Adriana Lins. E a exposição chega a São Paulo depois de receber mais de 400 mil visitantes nas edições de Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Na prática, essa exposição transforma o visitante em um coautor dos livros do escritor brasileiro. E, através principalmente de brincadeiras e ações lúdicas, faz uma verdadeira imersão na história e nos livros de Ziraldo, que viveu até os 92 anos e marcou diversas gerações. Inclusive, essa exposição na capital paulista está longe de ser apenas para crianças. Afinal de contas, como marcou várias gerações, o autor deverá chamar e prender a atenção de muitos adultos que cresceram lendo e ouvindo falar de Ziraldo. Exposição terá livros recentes Mas, a exposição em São Paulo terá algumas novidades em relação às demais realizadas nas outras capitais. Isso porque alguns livros mais recentes do autor, lançados há pouco tempo, estarão disponíveis na cidade. No caso, as novidades na capital paulista serão os títulos O caminho das Sete Tias, Peixe Grande e Entre Cobras e Lagartas, todos editados até o ano passado. Com isso, se torna também algo diferenciado para o público. Por fim, todo o percurso da exposição no CCBB é interativo e tem como principal objetivo fazer as pessoas a exercitar a criatividade e, também, a imaginação. Assim, serão mais de dois meses de oportunidade de acompanhar e conhecer um pouco mais sobre a história de Ziraldo.