segunda-feira, 18 de julho de 2011

Isac Viana


Isac Veriano Botelho (09/08/1941), natural de Bom Jesus do Galho, filho único de Oscarina Rosa de Jesus, falecida recentemente, no último dia 25 de junho, aos 93 anos. Pai de Rosângela da Penha, Adriana Crist e Cíntia Cristian e avô de João Victor Fagundes Rocha, de 5 anos.
Veio novo para Caratinga, onde de imediato fez muitas amizades e era sempre convidado para animar as “furrupas” dos aniversários.
Isac era considerado um boa pinta, para usar o termo da época, pelos contemporâneos. Sempre elegante, uma pessoa de fino trato e com uma bela voz, não demorou muito e já colecionava admiradores e fazia sucesso na cidade.
Em 1958 foi convidado para formar, junto com o Mário Schettino, Paulo Spínola e Nenen Ferramente, o Itaúna Ritmos, conjunto que abrilhantava os famosos bailes do Clube Municipal, quando adotou o nome artístico de Isac Viana.
Abriu shows de Ângela Maria (no CTC), Nelson Gonçalves (Cine Brasil), Orlando Dias ( no Cine Itaúna), Carlos Alberto, do cubano Bienvenito Granda e do Gregório Barros, na Boate Rafa’s, em Juiz de Fora.
Em 1962 e 63, foi cantar na Rádio e TV Nacional, da extinta rede Tupi, em Brasília. Em 64 a 66 foi trabalhar de picotador ( era quem controlava a quantidade de vez que as dançarinas profissionais dançavam com determinado cavalheiro, que pagavam pelo tempo da dança ) na Montanhês Dance, famosa casa noturna de Belo Horizonte. Quando surgia alguma oportunidade, Isac aproveitava e cantava na orquestra.
Em 1968 cantou na Rádio Guarani e na TV Itacolomi junto com Clara Nunes, Sílvio Aleixo e Djalma Lúcio, cantores consagrados daquela época.
Abriu shows de Ângela Maria (no CTC), Orlando Dias ( no Cine Itaúna), Carlos Alberto e do cubano Bienvenito Granda.
Um momento bastante emocionante para o cantor, foi sua participação do programa “Mineiros Frente a Frente” exibido na TV Itacolomi / BH, em 1971, cantando boleros com o conjunto caratinguense formado também por Zé do Banjo, Nén, Mário e o violonista Nestor Leite de Belo Horizonte, ajudando Caratinga na vitória contra a cidade de Santos Dumont , quando foi aplaudido de pé, por toda comissão julgadora.
Encerrou sua carreira musical cantando no clube América para o conjunto de Seresta do Pingo, junto com Orestes Badaró, Mário Schettino, Chiquito e Almério.
Em 2000, recebeu o título de “Destaque do Século” , numa promoção realizada pelo Grupo Sistec.



Nenhum comentário:

Postar um comentário