terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dois anos da Casa Ziraldo de Cultura






Ontem a Casa Ziraldo de Cultura completou dois anos de muito sucesso e reconhecimento. O local, responsável por fortalecer a cultura na cidade foi fundado pelo cartunista Edra, tendo sido inaugurada no dia 28 de novembro de 2009 com a presença de Ziraldo e Agnaldo Timóteo. 
A casa constitui-se num importante espaço cultural da cidade e abriga um importante acervo do cartunista nascido em Caratinga e pai do Menino Maluquinho. 
No térreo está localizado o salão onde, além de exposições, ocorrem lançamentos de livros e outros eventos culturais. Também no térreo existe um espaço para os livros dos autores caratinguenses. 
No primeiro pavimento se encontra o acervo permanente de Ziraldo, a gibiteca“Turma do Pererê” e um espaço com cadeiras para palestras. 
A partir de sua inauguração, o tradicional Salão de Humor de Caratinga passou a contar com nova sede, a Casa Ziraldo. 
No espaço, já foram promovidos mais de 60 eventos, entre exposições e lançamentos de livros. 
Segundo o idealizador e diretor, Élcio Danilo Russo Amorim, o “Edra” é uma felicidade imensa saber que o que foi planejado obteve êxito e contribui de uma maneira especial para a cultura da cidade. “A maior alegria é o público que vem aumentando cada vez mais, as pessoas procuram e principalmente as escolas, os jovens têm se interessado mais pela cultura e os mais velhos querem reviver seus momentos”. 
Somente este ano houve vários destaques, dentre eles a realização do 11° Salão de Humor de Caratinga, que contou com a presença da jornalista caratinguense Miriam Leitão. O evento reuniu trabalhos de profissionais e amadores nas áreas de cartuns, charges e caricaturas do Brasil e do exterior, servindo de vitrine para talentos do humor gráfico e de estímulo ao desenvolvimento de novos valores. 
Considerado um dos mais importantes do país, atinge expressivo público e estabelece intercâmbio com grandes centros culturais. “O Salão foi sem dúvida um grande destaque, ele já havia sido publicado outras vezes em jornais estrangeiros, mas esta é a primeira vez que eu pego o jornal impresso mesmo, vejo o respeito e a credibilidade do evento para a sociedade”. 
Para Edra, o local ainda proporciona a descoberta de novos talentos e já está inserido na história da cidade. 
“Com apoio da prefeitura,já estudamos revitalização e maior aproveitamento do espaço,já no início do anoque vem”.

Fonte: Diário de Caratinga
Edição de hoje
Fotos: Acervo Casa Ziraldo de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário