sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Morre Alan Viggiano, o Macaco da Turma do Pererê


 O escritor Alan Viggiano, amigo de infância do Ziraldo, 
inspirou o macaco, um dos personagens da Turma do Pererê 


Morre Alan Viggiano, incentivador da cena literária de Brasília - O escritor mineiro Alan Viggiano morreu no último domingo (18), aos 90 anos. Além de deixar uma obra consistente, de títulos relevantes, ele foi um dos principais desenvolvedores de uma cena literária em Brasília. Foi o fundador do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores), do qual foi o primeiro presidente. 
    Durante toda a vida, ele esteve presente no noticiário por seus livros e por sua amizade fraterna com o cartunista Ziraldo, que entrou para a galeria de casos da literatura nacional. Atual presidente do Sindescritores, Gilbson Alencar Lamentou a morte do autor. “Foi uma grande perda para a literatura brasileira e para nós, colegas de Brasília. Muito nos orgulhamos da qualidade das obras dele reconhecidas e premiadas pela Academia Brasileira de Letras”. O secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, destacou o carinho de Viggiano pelas letras, “um escritor que inspirou gerações de novos talentos no Distrito Federal”. 
    A Câmara Brasileira do Livro também manifestou pesar. "Noventa anos, que vida rica!!! Que legado profícuo nos deixa esse grande escritor. Pessoas boas e sabedoras de como viver bem e para o próximo também partem, mas seu legado fica e sempre será exemplo para as gerações futuras. Nossos sentimentos aos amigos e familiares do grande escritor Alan Viggiano. Sim, fará falta, sempre", escreveu o presidente da CBL, Vitor Tavares. 
    Natural de Inhapim (MG), Bacharel em Direito, Viggiano também trabalhou como jornalista, passando pela Última Hora e pelo Correio Braziliense. Duas de suas principais obras são encontradas hoje nas livrarias: Itinerário de Riobaldo Tatarana, (Editora Crisálida), um estudo sobre os lugares em que se passa a ação do clássico de Guimarães Rosa Grande sertão: veredas, e Lisábria de Jesus (edição do autor), romance premiado pela Academia Brasileira de Letras. 
    A ABL também premiou outros livros dele, O exilado e Uma aventura linguística, que podem ser encontrados em sebos. 
    Alana e seu irmão Moacyr se tronaram grandes amigos de Ziraldo. Quando o cartunista e escritor idealizou seu grupo mais famoso de prensagens de HQ, a Turma do Pererê, ele se inspirou nos amigos próximos para compor a personalidade de cada tipo que frequentava as histórias do Saci e seu grupo. Alan foi a inspiração para o Macaco, enquanto Moacyr deu personalidade ao Jabuti. 
    Durante anos, Viggiano não se importou em contar histórias da época da criação dos heróis de quadrinhos. "É minha outra vida”, disse certa vez. 
    Em 2020, o Sindescritores criou o Prêmio Alan Viggiano de Literatura - Conto e Poesia, para ser concedido anualmente.


Alan Viggiano com o cartunista Edra, fundador da Casa Ziraldo de Cultura 
e da Gibiteca Turma do Pererê


A Turma do Pererê: Allan Viggiano, Galileu, Pedro Vieira, Nogueira e Moacir

Nenhum comentário:

Postar um comentário