A homenageada, escritora Marilene Godinho
Espaço criado em Caratinga (MG) para realizações de eventos culturais. Mantém o acervo da vida e obra do filho ilustre da cidade. Consta ainda galerias homenageando aos demais conterrâneos que são celebridades nacionais como os jornalistas Ruy Castro e Miriam Leitão e o cantor Agnaldo Timóteo dentre tantos outros. O Salão Internacional de Humor de Caratinga e a Gibiteca "Turma do Pererê", também fazem parte do complexo. Idealizada pelo cartunista Edra: "Tudo que é real, foi um sonho um dia".
quarta-feira, 11 de outubro de 2023
Realização do 1º Salão Maluquinhos de Humor de Caratinga, na Casa Ziraldo de Cultura / 2023
terça-feira, 19 de setembro de 2023
Livro "Alô Mamãe... Agnaldo Timóteo - O Garoto de Caratinga" / 1983
Dom Quixote Editora - Brasília / 1983
Texto da capa de Ziraldo
Índice
Agnaldo Timóteo com a sua mãe Dona Catarina,
em uma das fotos publicadas no livro
"Agnaldo Timóteo é fenômeno humano só possível no Brasil. Cria de nossas crenças. Fruto da escala de valores de nossas cidades de província e de todos os bairros periféricos de nossas metrópoles. Os lugares onde vive a grande maioria da população brasileira".
"O brasileiro acredita na canção cantada com sentimento. Tem que vir lágrima nos olhos na hora do dó de peito. Uma canção no meio da noite, em qualquer cidadizinha ou suburbúbio, é uma coisa religiosa tanto faz que ela seja Granada ou o Ébrio, aliás o primeiro sucesso caratinguense de Agnaldo. Quem canta, meus amigos, não está brincando..." (Ziraldo)
quinta-feira, 27 de julho de 2023
Glória Kirinus - Participante do Livro 90 Maluquinhos por Ziraldo - Histórias e Causos"
Escritora Glória Kirinus - Curitiba (PR)
"Do tamanho e da eternidade de quem faz arte. No meio disso tudo, 89 amigos que reconheço como amigos do Ziraldo.
Na Proa do barco, digo, deste livro que já navega entre muitos leitores e outros mares, o grande e querido Edra". (Glória Kirinus)
sexta-feira, 14 de julho de 2023
domingo, 18 de junho de 2023
Erasmo Spadotto - Participante do Livro 90 Maluquinhos por Ziraldo - Histórias e Causos"
Cartunista Erasmo Spadotto - Piracicaba (SP)
"O TREM FOI!!!
Sim, foi muito bom e honroso participar dessa linda, importante e significativa homenagem
a Ziraldo. Fazer parte de um registro impresso desse tamanho numa data festiva de um dos maiores do mundo é agradecer sempre a Deus por estar vivo e poder viver isso. Um legado de um traço genial e fantástico. Um ser humano original e único. Um maluquinho que inspira! Então eu como artista gráfico, chargista, cartunista, completo minha carreira com essa pós em marcar minha vida de artista dentro e junto com todos os melhores do país e do planeta. Não há nada maior que possa dimensionar essa satisfação e alegria por ter sido convidado. Tenho certeza e espero que nos 100 anos desse gênio todos estaremos mais uma vez juntos para que de novo essa grande e imensa festa se repita.
Obrigado a Edra e a Ziraldo Alves Pinto!!!" (Erasmo Spadotto)
sábado, 17 de junho de 2023
Arte e Esporte de Sapucaia em Exposição na Casa Ziraldo de Cultura
O escultor Juarez da Costa apresenta seus trabalhos em madeira
A arte e o esporte do distrito de Sapucaia, zona rural de Caratinga, estão em exposição na Casa Ziraldo de Cultura. O escultor Juarez da Costa e a professora de taekwondo Meire Marçal apresentam suas atividades.
ARTE - Juarez da Costa começou a fazer esculturas em madeira no ano de 1977. “É o dom que Deus me deu, nunca vi ninguém fazer nada em arte, simplesmente peguei e comecei fazer”, se recorda.
A primeira escultura foi inspirada em Monsenhor Rocha e já tem 41 anos. Outra imagem em destaque traz Chico Xavier e foi feita há 21 anos. Peças únicas. Exclusivas. Já vendidas para clientes, como destaca Juarez. “É uma peça única, não existe outro igual. Agora, as outras, a gente sempre repete. É uma relíquia”.
Na exposição, também se destaca a escultura do rei Pelé. “Esse é o mais recente, foi feito há pouco tempo, logo após a morte dele. Eu falei, eu vou fazer um retrato do rei Pelé porque é uma figura muito querida”.
Juarez também fez questão de mostrar as ferramentas que lhe acompanhando desde o início. É com elas que ele faz com que as peças brutas de madeira vão tomando forma e ganhando vida. “Me acompanham a vida toda. Aqui tem a primeira ferramenta que eu adquiri. Logo depois uma que foi feita à mão na época, o ferreiro que fez. As outras vieram acompanhando, algumas foram ganhadas, outras foram feitas à mão, porque na época não tinha muita coisa pra comprar. Essa aqui tá tão velhinha, já foi parar lá no Chile, mas tá me acompanhando”, destacou.
Com a madeira em mãos, o trabalho é preciso, detalhado e minucioso, como descreve o escultor. “Primeiro dá assim uma lixada, depois pega a foto, vai olhando, vai trabalhando com a mão em volta, até chegar o perfil. Depois você pega a fisionomia da pessoa e é aí que vem o mais difícil. E tem o acabamento, aí vem o lixamento, a pintura no cabelo, o olho como é feito, barba, etc”.
E para o resultado final, o escultor destaca que é necessário escolher uma madeira de qualidade, pois, isso pode afetar a durabilidade da peça. “A madeira tem que ser boa, tem que ser de boa qualidade, tratada, porque se não for bem tratada depois sobra só o pó, o cupim come. A exemplo, essa peça do Chico Xavier tem 21 anos, se fosse uma madeira ruim não teria mais nada. Esse Monsenhor Rocha, também, madeira de primeira qualidade com 41 anos de idade. Então, tem que ser madeira boa, madeira de primeira qualidade”.
TAEKWONDO - Meire Marçal mora próximo a Sapucaia e iniciou as aulas na sua própria casa. O projeto foi avançando e ela conseguiu propagar o taekwondo no distrito. “Gosto muito de arte marcial, decidi começar na minha casa com alguns alunos pra gente brincar, distrair e treinar. Foi expandindo, dando certo, fui para Sapucaia, comecei num terraço lá em 25 de junho de 2022 e agora faz um ano. Iniciei com 13 crianças, hoje temos 20 mulheres com personal Fight e o Taekwondo. Depois fui pra Bom Jesus do Galho, onde estou com 32 crianças lá e meu objetivo agora é ir pra Dom Lara”.
Meire conta que tem o taekwondo como uma paixão e começou a praticar a modalidade aos 32 anos de idade. “Tem 10 anos que eu pratico o taekwondo. É uma coisa que eu gosto de fazer e o pouquinho que eu sei estou passando para as crianças. O taekwondo ajuda demais na disciplina, equilíbrio, coordenação, além de tirar do celular, da televisão, muitas crianças hoje em dia estão muito ansiosas, em recuperação médica. Fazer alguma atividade física e, principalmente, uma arte marcial traz coordenação em equilíbrio”.
A professora afirma que a intenção é expandir o trabalho, alcançando crianças com um projeto social. Por isso, destaca a necessidade de apoio financeiro. “Estou com esse trabalho e meu objetivo é ir pra outras cidades. Em Sapucaia tem muitas crianças, precisamos de uma ajuda da prefeitura, alguma ajuda para ser gratuito. As crianças que estão aqui dão alguma contribuição, porque pago aluguel. Quero expandir para que possa ter acesso para mais crianças”.
CASA ZIRALDO DE CULTURA - O superintendente de Cultura Esporte Rainer Alves destca que a Casa Ziraldo de Cultura está aberta para outros expositores. “Pra nós é uma satisfação muito grande, porque também mostra a importância, a riqueza da cultura nos distritos da nossa cidade. Isso traz uma visão maior das aos cidadãos caratinguenses sobre a cultura dos distritos. Aqueles artistas que tenham interesse em expor na Casa Ziraldo de Cultura, está à disposição. Basta nos procurar na superintendência, através do telefone de contato que é 3329-8055. A gente faz o agendamento e a Casa Ziraldo está à disposição pra isso. É importante para movimentar a cultura no sentido mais amplo da palavra. E a Casa Ziraldo está aqui para propiciar isso para os artistas locais”, finaliza.
Fonte: Diário de Caratinga - 14/06/2023
terça-feira, 2 de maio de 2023
Naná Martins - Participante do Livro 90 Maluquinhos por Ziraldo - Histórias e Causos"
Escritora Naná Martins - Petrópolis (RJ)
"Por onde for, Ziraldou! Parece brincadeira, mas sempre topo com alguma obra do Ziraldo pelos caminhos da vida. Na foto, Ziraldo 40/55: itinerário de um artista gráfico brasileiro em uma biblioteca científica. Está em uma das prateleiras de livros culturais para descontração no salão de leitura. Vale o registro!
Ter participado dos 90 Maluquinhos por Ziraldo: Histórias e Causos foi uma honra. Linda homenagem ao incrível artista solar que encanta várias gerações. É um presente. Ziraldo é plural. Gratidão e admiração!" (Naná Martins)
Lino Albergaria - Participante do Livro 90 Maluquinhos por Ziraldo - Histórias e Causos"
Escritor Lino Albergaria - Belo Horizonte (MG)
"Foi grande a alegria de participar da bela homenagem a Ziraldo, carinhosamente organizada pelo talentoso Edra" (Lino Albergaria)
terça-feira, 18 de abril de 2023
Prefeitura de Caratinga Regulamenta Utilização da Casa Ziraldo de Cultura / 2023
Casa Ziraldo de Cultura - Caratinga (MG)
CARATINGA- A Prefeitura de Caratinga publicou decreto que regulamenta a utilização da Casa Ziraldo de Cultura, localizada na Avenida Benedito Valadares, nº 15, bairro Centro, cidade de Caratinga, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.
A Casa Ziraldo de Cultura caracteriza-se como espaço destinado à prática de atividades culturais, tais como: exposições, lançamentos, palestras, cursos de capacitação, reuniões e museu.
Conforme o documento, o espaço só poderá ser utilizado após análise e aprovação do evento pela Superintendência de Cultura e Esporte, devendo a solicitação ser feita através de ofício, protocolado junto ao Departamento de Esporte e Cultura, localizado na Praça Cesário Alvim, n° 01, 3° andar, bairro Centro.
Poderão utilizar o espaço cultural qualquer cidadão ou instituição, desde que seja previamente agendado. Em caso de eventos organizados por cidadãos ou instituições não vinculadas ao Poder Público Municipal, as propostas serão avaliadas pela Superintendência de Cultura e Esporte.
Não serão permitidos eventos relacionados a atividades político-partidárias, casamentos, batizados, festas ou comemorações de cunho pessoal, cultos religiosos de qualquer crença, agremiações de clubes ou torcidas organizadas.
O horário permitido para utilização da Casa Ziraldo de Cultura será das 8h às 22h, inclusive, aos sábados, domingos e feriados.
Somente será permitida a prática de atividades respeitando o limite máximo de sete dias consecutivos e mínimo de duas horas de atividades nos horários estabelecidos e de público estabelecido em laudo dos bombeiros.
É proibida a venda ou ingestão de bebidas alcoólicas, bem como o uso de cigarro ou assemelhados nas dependências da Casa Ziraldo de Cultura.
O responsável pelo evento realizado na Casa Ziraldo de Cultura será também responsável pelo fornecimento de água, café, copos descartáveis e lanche, se houver, bem como pelo abastecimento do banheiro com papel higiênico, sabonete e toalhas de papel, além das sacolas de lixo a serem utilizadas no local e recolhimento do lixo produzido. Durante a realização de eventos a segurança do local será de responsabilidade do promotor do evento, que deverá contratar equipe de segurança própria, caso seja necessário, ou comunicar oficialmente às instituições de segurança pública a respeito da realização das atividades, visando maior segurança ao público e envolvidos. Os usuários são responsáveis pela conservação e limpeza, ficando sob responsabilidade do realizador, zelar pelo patrimônio público
Fonte: Diário de Caratinga / edição 14 de abril de 2023
segunda-feira, 17 de abril de 2023
Eliardo França - Participante do Livro 90 Maluquinhos por Ziraldo - Histórias e Causos"
Ilustrador Eliardo França - Juiz de Fora (MG)
"Uma grande homenagem ao nosso mestre e irmão Ziraldo. E um belo livro do Edra" (Eliardo França)
quinta-feira, 13 de abril de 2023
Alunos da Rede Municipal de Rio Casca(MG) Visitam a Casa Ziraldo de Cultura, em Caratinga
Na oportunidade os alunos puderam apreciar a Exposição de caricaturas
do Ziraldo, organizada pelo cartunista Edra, reunindo grandes artistas do Brasil
CARATINGA- Nesta terça-feira (11), a Casa Ziraldo de Cultura recebeu a visita de 70 alunos da Escola Municipal Monsenhor João Facundo, do município de Rio Casca com o objetivo de conhecer um pouco da história e trabalho do artista caratinguense Ziraldo visando incentivar e despertar o gosto pela leitura dos alunos.
Os alunos envolvidos no projeto “Feira Literária” acompanharam a apresentação da obra “O Menino Maluquinho” no qual os alunos tiveram acesso ao livro demonstrando grande interesse pela temática e pelo autor.
Nos dias seguintes pesquisaram juntamente com as professoras Marília, Maria Cristina e Adriana sobre Ziraldo e sua biografia, realizando uma série de trabalhos escolares sobre o tema como confecção de cartazes e bonecos, fotografias com caracterização do personagem “Menino Maluquinho”, entre outros.
Para enriquecer a experiência, a Escola agendou em parceria com a Superintendência de Cultura de Caratinga uma visita a Casa Ziraldo de Cultura, ao Memorial do Cine Brasil e a Estátua do Menino Maluquinho onde foram expostos, com apoio do cartunista Edra, algumas das obras de cartunistas nacionais que homenagearam o artista.
A diretora de Patrimônio Cultural – Lourdes Rodrigues e o diretor de Cultura – Almério Filho (Dedeu) acompanharam os alunos durante a visitação. Para finalizar as atividades, os alunos irão realizar no dia 15 de abril nas dependências da Escola Municipal Monsenhor João Facundo a exposição dos trabalhos.
Assinar:
Postagens (Atom)