sábado, 17 de junho de 2023

Arte e Esporte de Sapucaia em Exposição na Casa Ziraldo de Cultura


 O escultor Juarez da Costa apresenta seus trabalhos em madeira

     A arte e o esporte do distrito de Sapucaia, zona rural de Caratinga, estão em exposição na Casa Ziraldo de Cultura. O escultor Juarez da Costa e a professora de taekwondo Meire Marçal apresentam suas atividades. 
    ARTEJuarez da Costa começou a fazer esculturas em madeira no ano de 1977. “É o dom que Deus me deu, nunca vi ninguém fazer nada em arte, simplesmente peguei e comecei fazer”, se recorda. A primeira escultura foi inspirada em Monsenhor Rocha e já tem 41 anos. Outra imagem em destaque traz Chico Xavier e foi feita há 21 anos. Peças únicas. Exclusivas. Já vendidas para clientes, como destaca Juarez. “É uma peça única, não existe outro igual. Agora, as outras, a gente sempre repete. É uma relíquia”. Na exposição, também se destaca a escultura do rei Pelé. “Esse é o mais recente, foi feito há pouco tempo, logo após a morte dele. Eu falei, eu vou fazer um retrato do rei Pelé porque é uma figura muito querida”. Juarez também fez questão de mostrar as ferramentas que lhe acompanhando desde o início. É com elas que ele faz com que as peças brutas de madeira vão tomando forma e ganhando vida. “Me acompanham a vida toda. Aqui tem a primeira ferramenta que eu adquiri. Logo depois uma que foi feita à mão na época, o ferreiro que fez. As outras vieram acompanhando, algumas foram ganhadas, outras foram feitas à mão, porque na época não tinha muita coisa pra comprar. Essa aqui tá tão velhinha, já foi parar lá no Chile, mas tá me acompanhando”, destacou. Com a madeira em mãos, o trabalho é preciso, detalhado e minucioso, como descreve o escultor. “Primeiro dá assim uma lixada, depois pega a foto, vai olhando, vai trabalhando com a mão em volta, até chegar o perfil. Depois você pega a fisionomia da pessoa e é aí que vem o mais difícil. E tem o acabamento, aí vem o lixamento, a pintura no cabelo, o olho como é feito, barba, etc”. E para o resultado final, o escultor destaca que é necessário escolher uma madeira de qualidade, pois, isso pode afetar a durabilidade da peça. “A madeira tem que ser boa, tem que ser de boa qualidade, tratada, porque se não for bem tratada depois sobra só o pó, o cupim come. A exemplo, essa peça do Chico Xavier tem 21 anos, se fosse uma madeira ruim não teria mais nada. Esse Monsenhor Rocha, também, madeira de primeira qualidade com 41 anos de idade. Então, tem que ser madeira boa, madeira de primeira qualidade”. 

TAEKWONDO - Meire Marçal mora próximo a Sapucaia e iniciou as aulas na sua própria casa. O projeto foi avançando e ela conseguiu propagar o taekwondo no distrito. “Gosto muito de arte marcial, decidi começar na minha casa com alguns alunos pra gente brincar, distrair e treinar. Foi expandindo, dando certo, fui para Sapucaia, comecei num terraço lá em 25 de junho de 2022 e agora faz um ano. Iniciei com 13 crianças, hoje temos 20 mulheres com personal Fight e o Taekwondo. Depois fui pra Bom Jesus do Galho, onde estou com 32 crianças lá e meu objetivo agora é ir pra Dom Lara”. Meire conta que tem o taekwondo como uma paixão e começou a praticar a modalidade aos 32 anos de idade. “Tem 10 anos que eu pratico o taekwondo. É uma coisa que eu gosto de fazer e o pouquinho que eu sei estou passando para as crianças. O taekwondo ajuda demais na disciplina, equilíbrio, coordenação, além de tirar do celular, da televisão, muitas crianças hoje em dia estão muito ansiosas, em recuperação médica. Fazer alguma atividade física e, principalmente, uma arte marcial traz coordenação em equilíbrio”. A professora afirma que a intenção é expandir o trabalho, alcançando crianças com um projeto social. Por isso, destaca a necessidade de apoio financeiro. “Estou com esse trabalho e meu objetivo é ir pra outras cidades. Em Sapucaia tem muitas crianças, precisamos de uma ajuda da prefeitura, alguma ajuda para ser gratuito. As crianças que estão aqui dão alguma contribuição, porque pago aluguel. Quero expandir para que possa ter acesso para mais crianças”. 

CASA ZIRALDO DE CULTURA - O superintendente de Cultura Esporte Rainer Alves destca que a Casa Ziraldo de Cultura está aberta para outros expositores. “Pra nós é uma satisfação muito grande, porque também mostra a importância, a riqueza da cultura nos distritos da nossa cidade. Isso traz uma visão maior das aos cidadãos caratinguenses sobre a cultura dos distritos. Aqueles artistas que tenham interesse em expor na Casa Ziraldo de Cultura, está à disposição. Basta nos procurar na superintendência, através do telefone de contato que é 3329-8055. A gente faz o agendamento e a Casa Ziraldo está à disposição pra isso. É importante para movimentar a cultura no sentido mais amplo da palavra. E a Casa Ziraldo está aqui para propiciar isso para os artistas locais”, finaliza.

Fonte: Diário de Caratinga - 14/06/2023


Meire Marçal e seus alunos de Taekwondo

Nenhum comentário:

Postar um comentário