terça-feira, 3 de junho de 2014

Casa Ziraldo Abre Exposição em Homenagens a Ex Jogadores e Radialistas de Futebol de Caratinga

Abertura da mostra recebeu um grande público

Para homenagear os atletas e repórteres esportivos que tiveram seu momento histórico no futebol de Caratinga, a Prefeitura, com iniciativa do diretor da Casa Ziraldo de Cultura, Edra, realiza a exposição “Memórias do Nosso Futebol – Parte II”.  
A mostra foi aberta na noite de segunda-feira, 2, com a presença de representantes do Poderes Executivo e Legislativo. A exposição fica na Casa Ziraldo até o dia 4 de julho, disponível para visitação de 9h às 11h e de 13h às 18h. 
Durante abertura da exposição, foi gravado no espaço cultural, o Programa esportivo ‘Abrindo o Jogo’ apresentado por Rogério Silva. 
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Nelson Sena, em seu pronunciamento disse que, “resgatar os registros fotográficos do futebol é resgatar a memória de Caratinga”. Nelson parabenizou, ainda, o produtor cultural Edra pela iniciativa de resgatar e reunir fotos contando a história de décadas do esporte no município. 
Lucas Guido e a avó, Tereza Guido, vieram visitar a exposição e conferir o acervo de fotos do ex-jogador Jair Guido, o Biguá. Lucas conta que é uma alegria ver as fotos do tio-avô no auge de sua carreira. “Meus pais me contaram muitas histórias dele. Esta homenagem é um reconhecimento pelo trabalho e dedicação ao futebol da cidade”. 
O diretor da Casa Ziraldo de Cultura, Edra, diz que o levantamento e o trabalho catalogação das fotos durou mais de três anos. “Foi um trabalho de ‘formiguinha’, feito passo a passo, mas que trouxe muita satisfação. 
A proposta da Casa Ziraldo de Cultura, por meio desta exposição, é tirar do anonimato os atletas que deram sua contribuição ao esporte e foram quase esquecidos”. “Nesta exposição foi reunida um “Seleção” que merece ser homenageada e conhecida. Além dos atletas do futebol, paralelamente homenagearemos os atletas do basquete”, completa. 
O repórter esportivo Élio do Carmo Soares, 52, é um dos homenageados pela exposição. Revendo as fotos, o repórter lembrou com saudade dos tempos de glória do futebol de Caratinga e das coberturas que fez para a Rádio Caratinga. “É uma alegria muito grande para mim que tenho 37 anos de rádio e 27 destes dedicados ao esporte receber esta homenagem. Fico muito feliz com este reconhecimento, ainda em vida, para mim e para tantos colegas que contribuíram com o esporte em Caratinga”. 
Élio destacou que, durante sua carreira esportiva, pôde realizar um dos seus grandes sonhos. “Uma das grandes alegrias que a profissão me possibilitou foi poder entrevistar o meu ídolo, o Zico. Naquela época, a relação da imprensa com os jogadores (amadores ou profissionais) era muito próxima”, explica. 
O ex-jogador José Antônio de Oliveira, o Zezé, trouxe a filha e os netos para conhecerem um pouco mais da sua história como atleta. A filha, Paula Coelho de Oliveira, 31, fala da emoção de ver as fotos da carreira do pai. “É uma emoção muito forte, pois na época em que estas fotos foram tiradas eu não era nascida. Fico muito feliz pelo reconhecimento às pessoas que abrilhantaram o nosso futebol”. 

Homenageados

Ex-jogadores: Acyr, Ari, Anor, Anísio, Bedêu, Biguá, Cacau, César, Chiquinho, Côco, Daniel, Élvio, Fifi, Geraldo Maia, Getúlio Vargas, Guilhermino, Jésus, Jovino, Milton Balaio, Paulinho, Pedro Vieira, Toninho, Zezé e Zico Soldado. 
Ídolo eterno: Ziquita, ídolo do Atlético Paranaense na década de 70. Jogou no Democrata de Governador Valadares, Comercial e Marília (SP), com rápida passagem pelo Atlético Mineiro. 
Craque de expressão nacional: Marcelo Alves, campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995. Jogou no Democrata de Governador Valadares, ABC de Natal, Sampaio Correia (MA) e Olaria (RJ). Craque da vez: Jones Carioca, que começou sua carreira no América (RJ), com rápida passagem pelo Cruzeiro. Disputou um campeonato brasileiro pelo Bahia e outro pelo Náutico (PE). Atualmente joga na Turquia. 
Radialistas/Repórteres Esportivos: Eurico Gade, Élio do Carmo, J.Baranda, Nailton Gomes e Nelson Souza. 
Família da Bola / Carraro: Carlinhos, Tuíra, Oreia, Buré e Maguila (Marcelo). 
Clube: Esplanada Esporte Clube, com exposição de fotos de várias épocas, camisas, bandeira e troféus conquistados pelo clube.

Basquete: Aluísio Andrade, Mário Schettino, Vicentão e Ziraldo e seus amigos da Turma do Pererê Pedro Vieira, Alan Viggiano, Galileu que também formavam um time de basquete denominado VIGAPEZI (com as iniciais de seus nomes), nos anos 50.

Fonte: Decom Prefeitura de Caratinga

Lucas Guido e a avó

Radialista Élio do Carmo

O homenageado Zezé com filha e netos
                             

Aluísio Andrade e Vicentão do nosso basquete

Exposição em clima de Copa do Mundo

Fotos despertam curiosidades dos visitantes

Goleiro Cacau relembrando sua glórias

Homenageados com familiares e amigos

Homenageado Chiquinho ladeado por Marcelo Alves e Edra

Edra com o homenageado Getúlio e o radialista Rogério Silva

Familiares recendo certificado do saudoso Geraldo Maia

Carlos Estevam entrega homenagem ao ex jogador Zico Soldado

Ex goleiro Cacau, grande ídolo do E.C. Caratinga

Ex jogador Élvio com o cartunista Edra

Filho do saudoso radialista Naylton Gomes
com o Secretário de Cultura Nelson Sena
e Edra,  Diretor da Casa Ziraldo
Marcelo Alves, campeão brasileiro pelo Botafogo
recebe seu certificado das mãos de Elzi Russo Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário