quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Focando o Eleitor do "Primeiro Voto", Casa Ziraldo Abre Exposição "O ABC do Voto Consciente"

Prefeito Marco Antônio visita a exposição

Alguns membros do MAC - Movimento Amigos de Caratinga

Eugênio Maria Gomes, um dos autores da "Cartilha do Eleitor"

O foco da exposição é o futuro eleitor

Cartunista Edra, idealizou e ilustrou toda a mostra 
e uma paralela com charges com o tema "eleições"


Mostra traz a Cartilha do Eleitor, destinada aos jovens eleitores e fica aberta ao público até o dia 31 de outubro 

Está em exposição da Casa Ziraldo de Cultura a mostra ‘O ABC do Voto Consciente’. A exposição foi aberta na noite de terça-feira (16) e apresenta ao público, por meio de banners, a ‘Cartilha do Eleitor’. A Cartilha é de autoria de Eugênio Maria Gomes e Marilene Godinho e tem ilustrações do cartunista Edra. 
A obra possui 60 páginas e traz a mascote ‘Palmeirinha’ do MAC (Movimento Amigos de Caratinga) que, de forma irreverente, orienta o Eleitor a escolher de forma crítica os seus candidatos. “A ideia de transformar a Cartilha em exposição é para reavivar o seu conteúdo na mente dos eleitores que já a conheceram em 2011. A exposição busca despertar, principalmente nos jovens, o interesse por política”, explica Edra. 
Vitória Santos Faria, de 9 anos, ainda não vota mas fez questão de conferir de perto a exposição. “Gostei muito dos banners porque os desenhos são muito divertidos e criativos. Vou contar para os meus colegas na escola que visitei uma exposição de charges, que foi muito legal e que fui entrevistada por um repórter de jornal. Eu ainda não posso votar, mas vou falar para meu irmão vir aqui antes das eleições porque ele é mais velho e acho que ele já pode votar”, disse. 
Um dos autores da Cartilha, professor Eugênio Maria Gomes, fala sobre o processo de criação da obra. “A Cartilha surgiu a partir de um artigo que publiquei no jornal Diário de Caratinga. Então, os membros do MAC comentaram em reuniões e foi surgindo a ideia de transformar aquelas dicas do artigo em uma cartilha. Convidamos a Marilene Godinho e todos os amigos do MAC colaboraram com dicas e conseguimos lançar a primeira edição de 10 mil exemplares que foram distribuídos gratuitamente nas escolas e na cidade em 2011. A nossa cartilha lançada aqui em Caratinga recebeu a nossa autorização e foi publicada, também, em Volta Redonda, em São José dos Campos e em Friburgo”. 
O cirurgião dentista Nilton Ruste de Carvalho Junior participou da abertura da exposição. “Acompanho o trabalho do Edra há vários anos e procuro colaborar patrocinando suas exposições. Fui procurado para patrocinar um banner e aceitei o convite com muita honra. Hoje vim verificar como ficou a montagem dos trabalhos e gostaria de parabenizar, mais uma vez ao artista. A exposição está muito bem feita, aliás, como todas que o artista Edra realiza para orgulho de Caratinga”. 
Charges sobre as eleições Paralelamente à exposição do ‘ABC do Voto Consciente’, está realizada uma exposição com a seleção de 100 charges sobre as Eleições, publicadas no jornal Diário de Caratinga durante a última década (coletânea), de autoria de Edra. A exposição fica aberta ao público até o dia 31 de outubro. Depois da exibição na Casa Ziraldo de Cultura, a mostra terá caráter itinerante, começando pelo Casarão das Artes dando sequência pelas escolas da cidade e região. 

Casa Ziraldo de Cultura 
Funcionamento: Segunda à sexta-feira, de 9h às 11h e de 13h às 18h. 
Endereço: Avenida Benedito Valadares, Centro. 
Escolas poderão agendar visitas de alunos pelo telefone (33) 3322-1825

Um comentário: