segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Caratinga, Terra de Filhos Ilustres


Lugar conhecido também como 'Terra das Palmeiras', as centenárias árvores abraçam a praça principal. As pessoas ficam a vontade e as aves também... Se sentem em casa. 
Caratinga tem 163 anos de emancipação política. Possui 20 bairros, além de povoados, 85.322 pessoas vivem lá, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Sr. José Brisce, historiador, nasceu em Caratinga e guarda relíquias do lugar. Entre elas, um jornal de 16 de novembro de 1889, com notícias da proclamação da república. Essa paixão pela história, surgiu quando ele ainda era criança. Ele conta que quando tinha, aproximadamente, oito anos começou a fazer uma coleção de selos do correio, surgiu, também, a fotografia e ele gostava de fazer fotos da região. Ele explica que a origem do nome da cidade vem do nome de um furto, o Cará Branco, uma espécie de coco, porém de menor tamanho e também um produto herdado dos índios e que conta a história, que quando Domingos Fernandes Lana chegou ao local, viu que havia uma quantidade enorme desse fruto e batizou a cidade de Caratinga.

Em 1873, foi construída a primeira igreja católica, a de São João Batista. Atualmente, foi tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. A primeira escola foi a Escola Estadual Princesa Isabel, criada em 24 de agosto de 1909. A pedra Itaúna é um dos cartões postais. Sua imagem foi usada pela primeira vez em 1976 como logomarca da cidade. O local também pode ser utilizado para a prática de esportes radicais.

Durante o nossa reportagem em Caratinga, encontramos a Sra. Dora Bonfim, professora e advogada, que sabe muitas histórias e 'causos' sobre o município. A professora disse que a família chegou em Caratinga no século XIX e que só haviam cinco casas lá. Disse ainda que a avó foi uma das maiores quitandeiras, principalmente pelo bolo de arroz e o Pão Bonfim. A advogada também é pianista e adora se render ao piano de vez em quando para matar a saudade dos velhos tempos. Faz da música, uma paixão.

Atividade econômica

O café é a principal atividade econômica da cidade. Pelo menos duas mil pessoas vivem do produto. Um centro de excelência foi criado há dois meses e já funciona a todo vapor. Lá, há maquinários modernos voltados para o produtor de café. No centro de excelência, o café é lavado, despolpado e separado. Depois passa por um processo de secagem e aí sim está pronto para vender. O Sr. Robinson Leite, é produtor há 40 anos e comemora a medida. Ele explica que o local foi bem escolhido, pois beneficia a secagem do produto e facilitando o trabalho de beneficiamento do café.

Já foram cadastrados 400 produtores e Germano é um deles. Diz que antes dessa preparação para o café a sua situação era mais complicada. O produtor rural disse que cada produtor tem seu terreno e fazia o secamento nele mesmo, mas poucos tinham o despolpador.

Filhos ilustres

A terra de Caratinga é fértil mesmo. Além do café, o solo da cidade fez nascer outros bons frutos. Deste solo brotaram artistas e personalidades como o cantor Agnaldo Timóteo, a jornalista e economista Míriam Leitão, a Miss Brasil de 1961, Stael Abelha, os escritores Sílvio Abreu e Ruy Castro. O ex vice-presidente da república José de Alencar nasceu em Muriaé, mas plantou e colheu bons frutos da vida dele nas terras caratinguenses. Lá nasceu também, o cartunista e escritor Ziraldo, autor de vários livros e criador do Menino Maluquinho. Todas essas obras ficam na Casa Ziraldo de Cultura que foi criada há um ano e meio. Edra que também é cartunista, já escreveu vários livros sobre a cidade é o diretor do espaço. Ele conta que o objetivo da construção desse espaço, é fomentar a cultura da cidade, valorizando sua história, as pessoas que produzem o trabalho com arte e cultura do município e facilitar o intercâmbio entre a produção e a comunidade.

O município também é lugar de gente religiosa. Pensou em fé, lembrou da Catedral São João Batista, que fica bem no Centro da cidade, na praça Cesário Alvim. Boa parte dos fiéis se reúne nela, aos domingos. Dora ressalta que resgatar a história de Caratinga é dever de todos os caratinguenses, pois a cidade é muito amada.

Confira a reportagem completa no vídeo.
http://intertvonline.globo.com/mg/noticias.php?id=14189

Nenhum comentário:

Postar um comentário