quinta-feira, 16 de março de 2023

Ricardo Leite - Participante do Livro 90 Maluquinhos por Ziraldo - Histórias e Causos"


Quadrinista e Design Gráfico Ricardo Leite - Rio de Janeiro (RJ)
 

    90 maluquinhos por ZIRALDO !!!!! 
    Eu sou um deles. 
    Que livro pra lá de especial!!!!! 90 depoimentos de cartunistas e escritores que nos contam “causos” que vivenciaram com o nosso gênio e Mestre maior chamado Ziraldo… 
Li todos os relatos. Curti cada desenho (destaque da ideia genial da Laerte - e quando ela não é, né?). Muitos me emocionaram, outros me divertiram muito… todos juntos formam uma linda ideia de quem ele é, tanto como pessoa como profissional! 
    Belíssimo projeto editorial capitaneado por Edra. 
    Reli meu próprio texto (que tinha enviado meses atrás) e confesso que o distanciamento me fez gargalhar com essas lembranças do início do trabalho de design para a Revista Bundas… Hahahaha! 
    Já escrevi um livro sobre o trabalho de Ziraldo em cartazes, escrevi textos para o almanaque 50 anos da Supermãe e o livro que reuniu os seus cartazes para a Feira da Providência no Rio de Janeiro. Mas, se todos foram mágicos, esse novo para os seus 90 anos por algum motivo me tocou forte. 
    Ziraldo é tão importante para a minha inspiração e formação profissional que aparece em 3 momentos da minha graphic novel Em Busca do Tintin Perdido ! 
Ah!!! Não menos importante, a imagem da capa é minha. Uma criação do ano 2000, baseada no icônico pôster que o genial designer estadunidense Milton Glaser fez para o Bob Dylan. Como se as cores que estavam nos cabelos de Dylan “escorressem” para o colete multicolorido que nosso Zira gosta de vestir. Os cabelos? Brancos, é claro. Uma homenagem dupla: Zira+Glaser, ou tripla se incluirmos Dylan. Que honra ter virado capa desse super livro! 
    Cara, esse seu livro é um registro importantíssimo! Ziraldo merece como poucos ser homenageado todas as vezes possíveis! Um grande gênio! Honra nossa podermos prestar um tributo a ele, suas inspirações, ensinamentos e…. tanto que não caberia num comentário. 

VIVA ZIRALDO 90 ANOS DE MÁGICA E ARTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário