Como parte das celebrações do Aniversário do Coral São João Batista, a Casa Ziraldo de Cultura abre na terça-feira (16) a exposição que conta um pouco na história dos 70 anos de fundação do coro, comemorados no dia 24 de junho. A mostra será aberta ao público na terça-feira (16) a partir das 20 horas.
Presidente do Coral São João Batista desde o ano de 2013, Edith Campos Ferreira, relembra com emoção um pouco da história do Coral. “Durante muitos anos o Coral esteve sob a regência da educadora e professora Dona Isabel Vieira.
Após sua morte, assumiu a regência do Coral o jovem seminarista Joel Fontoura de Oliveira, filho do nosso saudoso jornalista Leonel Fontoura de Oliveira”.
“Depois de Joel Fontoura passou pela regência também a dona Maria Auxiliadora Bonfim Avelar, Nila Fernandes, Luiz Bonfim Pereira da Cunha e a professora Rita Costa Moreira, no qual o Coral chegou a ser distinguido na região por sua harmonia, disciplina e união”.
Grandes nomes na história do Coral
A presidente do Coral destaca também nomes como Enir Bussinger Alves Torres, que com privilegiado dom artístico, continuou a obra de seus antecessores. “Em 1986 o coral teve como regente Angélica Alves de Barros, que foi sucedida por Maria Danizeth Coimbra. Não poderia esquecer nossas homenagens à cantora Elza Andrade, artista de primeira grandeza pela sua voz melodiosa e inconfundível integrante da primeira formação do coral em 1945 permanecendo até o seu falecimento em 2012”.
Em 2004 a direção do Coral São João Batista foi assumida, interinamente, por Elza Ferreira Novaes, que permaneceu por mais quatro anos na função até a realização da eleição da nova diretoria em 2005.
No período de 2009 a 2013 assume a direção Maria das Dores Alves Schetino e como tecladista Ana Maria de Araújo Faiçal Loures.
A partir de 2013 a direção foi assumida por Edith Campos Ferreira, tendo como tecladista Eroni Vital de Mendonça e como regente Ramon Rodrigues Lainha.
Casa Ziraldo de Cultura
|
16 de junho a 3 de julho | 9h às 11h e de 13h às 18h |
Avenida Benedito Valadares, 15, Centro de Caratinga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário