domingo, 24 de outubro de 2021

Casa Ziraldo de Cultura Abre as Portas ao Público Para o 16º Salão de Humor de Caratinga / 2021



 

    Cartunistas e o humor gráfico do Brasil são retratados no 16° Salão Internacional de Humor de Caratinga. A abertura oficial será realizada neste domingo (24), dia em que o Ziraldo completa 89 anos, na Casa Ziraldo de Cultura, onde a exposição seguirá até a próxima sexta-feira (29). 
    O idealizador e organizador do projeto, Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra, explica a ideia de fazer esta homenagem na edição deste ano. “O cartunista está perdendo cada vez mais espaço dentro da mídia, mesmo no mercado de trabalho, isso foi se acentuando com a crise desses dois últimos anos, resolvemos, de uma forma inédita em todos os salões do mundo de ter os próprios cartunistas e humor gráfico como tema”. Uma das novidades em 2021 é a inclusão da categoria História em Quadrinhos. Para Edra, 16° Salão de Humor é uma grande celebração e uma brincadeira, entre os cartunistas. “Dando a possibilidade da gente rir de nós mesmos. Para descontrair e incentivar uma participação mais efetiva de forma a estimular e potencializar a criatividade de cada um, uma vez que essa brincadeira exalta a criatividade, tendo como pano de fundo o próprio humor”. Dentro dessa proposta foi lançado o “Festival Jal & Gual”, em homenagem a José Alberto Lovreto e Gualberto Costa. “dois nomes muito conhecidos e admirados na nossa classe. São dois batalhadores, pilares do nosso humor gráfico que sempre criam opções, espaços para nós cartunistas para atividades, criando visibilidade e colocando o humor gráfico em expansão. Sendo assim, nada mais justo que dar esse título a esse festival. A ideia é que com essa implantação, o festival permaneça ao longo dos outros anos”. Para realização deste projeto cultural, Edra contou com apoio da Prefeitura de Caratinga com a doação da impressão do material, fornecendo os troféus para os premiados, além da cessão do espaço da Casa Ziraldo de Cultura. 
    O Salão Internacional de Humor de Caratinga é o de maior longevidade do País. “É o único evento efetivamente internacional na nossa região. Realmente é uma marca que projeta muito Caratinga. Por isso abri mão de muitas coisas para poder, com todas as dificuldades, realizar, mesmo que de forma mais simples, mas, nunca perdendo a qualidade”, finaliza.

Troféus Jal & Gual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário